Licenciatura

Ciências da Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​

Coordenador de Curso

Daniel dos Santos Catalão

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
História (11) ou
Inglês (13) ou
Português (18)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 877/2011

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da Acreditação
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 16-06-2020

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A licenciatura em Ciências da Comunicação tem por objetivo preparar quadros profissionais orientados para o desempenho de funções polivalentes no vasto campo da Comunicação, seja no domínio das organizações (comunicação empresarial e institucional, imagem, marketing e assessoria), seja no campo dos “meios de comunicação social”.

 

Visa ainda responder ao desafio europeu de melhoria dos recursos humanos em áreas fortemente marcadas pelas tecnologias de informação e valorizar a Sociedade da Informação e do Conhecimento, através de contributos para a melhoria do funcionamento dos média e do seu papel socioeconómico e cultural. Todo o curso decorre sob a égide da relação Comunicação - Tecnologias, começando por ser geral, nos dois primeiros semestres, e especializa-se, depois, no 2.º e 3.º ano.

 

No seu conjunto, as várias unidades curriculares constituem-se como peças de um mosaico harmonioso, organizadas com um objetivo central: proporcionar um somatório dinâmico de competências no final da licenciatura.

Saídas Profissionais

  • Técnico superior de Comunicação / Comunicação Organizacional;

  • Técnico superior de Marketing e Publicidade;

  • Jornalista;

  • Consultadoria de Comunicação;

  • Assessoria de imprensa;

  • Copy-Desk; entre outras.​

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ciências da Comunicação (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Os alunos deste curso têm acesso e dispõem de duas unidades funcionais de grande potencial, para o enriquecimento da sua formação prática em ambiente de trabalho:
O estúdio multiplataforma CCCOM e o Centro e Laboratório Multimédia - CLM. 
Alguns docentes deste curso integram a Unidade de Investigação Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS, classificada com “Excelente“ em avaliação internacional no âmbito do FCT.​​​

Informação Relevante

 

Os objetivos da unidade curricular Projeto são:

  • promover a aplicação de conhecimentos obtidos ao longo dos semestres anteriores, na perspetiva de um dos lemas do curso: saber-fazer;  
  • analisar processos relacionados com as atividades das Ciências da Comunicação, através de projetos experimentais ou de estudos comparativos, ou ainda através da concretização de estágios em empresas dos mais variados setores da Comunicação.

A UC Projeto tem duas vias de opção: 

  1. a realização de um estágio para o qual existe um regulamento específico. 
  2. a realização de um estudo sobre qualquer dos campos das Ciências da Comunicação, com base em contactos diretos com empresas ou em acordos institucionais.

Tanto para o estágio, como para o estudo, o aluno poderá escolher uma das seguintes áreas relacionadas com a abrangência do Curso: 

  1. Jornalismo (Jornais/revistas; Rádio; TV; on-line) 
  2. Comunicação Organizacional 
  3. Marketing e Publicidade.

Mobilidade 

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento 

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Fernando Moreira de Sá
Alumnus
O ISMAI e a licenciatura em Ciências da Comunicação foram fundamentais para a minha carreira profissional. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no Instituto Superior da Maia revelaram-se essenciais para o meu trabalho. - Ver testemunho completo
 

Jornal Laboratório do Curso de Ciências da Comunicação

      Candidata-te aqui