Licenciatura

Tecnologias de Comunicação Multimédia

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​

Coordenador de Curso

Fernando Jorge Sousa Faria Paulino

Provas de Ingresso 2025

Um dos seguintes conjuntos: 

12 Hist. da Cultura e Artes
18 Português
06 Filosofia 
18 Português 
11 História
18 Português
16 Matemática
18 Português
06 Filosofia
12 Hist. da Cultura e Artes
10 Geometria Descritiva 
12 Hist. da Cultura e Artes​

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 239/2012

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  22-06-2023

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A Licenciatura foi concebida de forma a assegurar formação para as exigências do mercado de trabalho na área dos audiovisuais e produção para os média.
A multidisciplinaridade da licenciatura permite o desenvolvimento de competências que fomentam, na área da comunicação multimédia, o cruzamento da tecnologia, comunicação e cultura, ligadas à produção e transmissão de conteúdos. 
O plano curricular possibilita a aquisição alargada de conhecimentos e aptidões ajustados a um mercado de emprego, cada vez mais diversificado e especializado explorando as novas plataformas e tecnologias de comunicação.

Saídas Profissionais 

Os licenciados poderão ser envolvidos no desenvolvimento de produtos multimédia / audiovisuais entre os quais destacamos: comunicação audiovisual; produção multimédia / audiovisual institucional (imagem corporativa, comunicação empresarial); aplicações web; aplicações e produtos multimédia para sistemas de comunicação móveis; produção pedagógica/educacional; desenvolvimento de projetos audiovisuais no âmbito da cultura; produção de vídeo (ficção, documentário, televisão); animação por computador; videojogos; instalações multimédia; artes digitais.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A Licenciatura assenta numa visão contemporânea e interdisciplinar da Comunicação Multimédia, abrangendo as áreas das tecnologias, comunicação e cultura, - numa plataforma de comunicação capaz de produzir e veicular conteúdos e mensagens a partir de diferentes aplicações, plataformas e suportes.

Orienta-se numa dimensão criativa e de inovação tecnológica, colocando uma forte ênfase na realização de projetos e trabalhos multidisciplinares pelos estudantes em conjunto com docentes.

No âmbito deste curso destacam-se os 17 documentários realizados para o Projeto de Recolha do Património Imaterial promovido pela AMP-Área Metropolitana do Porto, assim como a recolha audiovisual para o “Maia Cidade Europeia do Desporto 2014”, uma co-produção de 13 episódios exibidos na televisão pelo Porto Canal.

Docentes deste curso integram a Unidade de Investigação Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), classificado com “Good“ na avaliação internacional no âmbito da FCT.​​​​​

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Carla Jesus
Alumna
Devido à orientação da Licenciatura para o mercado do trabalho, foi possível aplicar a parte teórica e casos práticos de cadeiras do curso a casos reais que surgiam no dia a dia com prazos, objetivos e análise de resultados. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui