Mestrado

Criminologia

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

​​​

Coordenadora de Curso

Vera Mónica da Silva Duarte​​

Destinatários

Licenciados em Criminologia, Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Solicitadoria, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A -Cr 115/2016

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 21-07-2016

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A Criminologia desempenha um papel fundamental na compreensão e no combate do crime nas nossas sociedades. Ao investigar as causas, padrões e consequências do comportamento criminal, a Criminologia permite desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção, avaliação, intervenção e justiça criminal. Na Universidade da Maia, reconhecemos a importância vital deste campo de estudo e estamos comprometidos/as a oferecer respostas de excelência. 
O Mestrado em Criminologia está preparado para responder a este desafio. Com um currículo estruturado em 90 ECTS, incluindo um Tronco Comum e dois Ramos especializados: Justiça Penal e Polícia, Prevenção e Segurança, oferecemos um programa interdisciplinar, que combina teoria com aplicação prática. O nosso corpo docente, constituído por académicos/as doutorados/as e especialistas nas áreas em estudo, garantem uma experiência de aprendizagem enriquecedora promovendo não apenas conhecimentos teóricos fundamentais, como experiências práticas, fornecendo habilidades para enfrentar os desafios do mundo profissional.
Neste sentido, quer esteja à procura de aprofundar a sua formação na área da Criminologia, quer venha de uma outra área científica, o Mestrado foi desenvolvido para se ajustar às necessidades de cada pessoa. Damos continuidade à formação do 1.º Ciclo em Criminologia e oferecemos uma formação avançada que aprofunda, desenvolve e robustece competências essenciais para uma integração profissional bem-sucedida, além de proporcionar aos/às detentores/as de outras licenciaturas, o contacto a nível avançado com matérias e metodologias próprias da Criminologia.

Saídas Profissionais

O Mestrado de Criminologia da Universidade da Maia prepara os/as estudantes para a intervenção no domínio do Sistema de Justiça e da Polícia, Prevenção e Segurança, habilitando-os/as para desenvolver a sua atividade profissional no âmbito dos serviços prisionais, instituições de reinserção social e centros educativos, instituições que trabalham com crianças e jovens em risco, nomeadamente CPCJ e Lares de Infância e Juventude; serviços de apoio e acompanhamento de vitimas; serviços das diversas forças policiais (PSP, GNR, PJ), serviços de inspeção das atividades económicas, segurança privada, escritórios de advogados, entre outros. Através do Mestrado promovem-se, ainda, competências para atividades relacionadas com a investigação forense,  científica e académica na área da Criminologia, análise criminológica, apoio e assessoria jurídica, atividades de consultoria e peritagem na avaliação, monitorização e mitigação de riscos, elaboração e planeamento de políticas criminais, conceção e execução de programas de prevenção, diagnósticos locais de segurança, intervenção profissional no fenómeno do crime.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Criminologia (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Abordagem Interdisciplinar: O Mestrado de Criminologia da UMAIA aposta numa abordagem interdisciplinar, combinando as teorias criminológicas com insights da psicologia, sociologia, direito e outras disciplinas relevantes. Isso proporciona aos/às nossos/as estudantes uma compreensão abrangente e multifacetada do fenómeno criminal.
Corpo docente especialista: Contamos com uma equipa docente de académicos/as e profissionais, especialistas nos campos de estudos, que trazem para a sala de aula uma combinação única da experiência académica e prática, garantindo, desta forma, uma educação de alta qualidade. Além disso, o corpo docente integra Unidades de Investigação FCT, classificadas com “Muito Bom” e “Excelente”, como a JUSGOV, da Universidade do Minho e o CIEG-ISCSP, Polo UMAIA.
Foco na investigação e na experiência: Funcionamos em estreita articulação com a Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC), que desenvolve projetos de investigação e de serviço à comunidade na área das ciências criminológicas, e com o Laboratório de Ciências Forenses e Criminologia (LCFC) que promove uma componente prática laboratorial na área das Ciências Forenses e da Criminalística. A que se junta um conjunto de protocolos com instituições e grupos de trabalho nacionais e internacionais com os quais desenvolvemos projetos colaborativos.
Proximidade entre estudantes e docentes: A relação próxima que existe entre o corpo docente e os/as estudantes é um facilitador na troca de conhecimento e experiência, mas também promove um senso de comunidade dentro do curso, fortalecendo os laços e enriquecendo o percurso académica dos/as estudantes.
Networking e atividades extracurriculares: São organizadas iniciativas extracurriculares que contribuem para a transferência dos saberes teóricos para a prática, como visitas de estudo, tertúlias criminológicas, convite de profissionais de prestígio, estágios de observação de curta duração, entre outros. Muitos deste eventos são organizados em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Criminologia (NEC). Estas iniciativas contribuem, igualmente, para criar oportunidades de networking e colaborações que podem impulsionar as carreiras dos/as nossos/as estudantes. ​

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

       Candidata-te aqui