Aulas
O Mestrado em Informática foi desenhado por forma a garantir elevados níveis de adaptação ao contexto individual de cada estudante, conferindo-lhe a oportunidade de realizar os seus estudos a distância e em horários flexíveis.
As aulas serão maioritariamente de natureza assíncrona (quando e onde o estudante escolher) e, menos frequentemente, de natureza síncrona (com agendamento), conforme definido no Contrato de Aprendizagem estabelecido entre o docente e os estudantes no início de cada semestre.
As aulas síncronas ocorrerão sempre a distância, com recurso à plataforma de e-learning da Universidade da Maia e a sistemas de videoconferência, excetuando-se aquelas que implicarem a realização de trabalho laboratorial, ou em momentos de avaliação em que a presença do docente e dos estudantes no mesmo espaço físico é determinante para a persecução dos objetivos.
Módulo de ambientação online
Dada a importância da familiarização dos estudantes com os dispositivos tecnológicos que suportam o ambiente virtual onde irão ter lugar as atividades de ensino e de aprendizagem, e a importância da ambientação aos modos específicos de comunicação e comportamento online, é organizado, no início de cada edição do mestrado, um módulo de ambientação online, de frequência obrigatória por todos os estudantes inscritos pela primeira vez no curso. Este módulo será organizado em turmas virtuais e será realizado totalmente online. O módulo de ambientação online é de natureza prática, com uma orientação centrada no saber fazer. No final deste módulo o estudante deverá ter:
- adquirido competências no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente online (saber fazer);
- adquirido confiança e competências de socialização online (formal e informal) nas diferentes modalidades de comunicação disponíveis no ambiente virtual (saber relacionar-se);
- adquirido competências em diferentes modalidades de aprendizagem e trabalho online (aprendizagem independente, aprendizagem colaborativa, aprendizagem a pares, aprendizagem com apoio de recursos);
- demonstrado competências de comunicação da presença social através da interação em contexto informal;
- aplicado as competências gerais de utilização da Internet (comunicação, pesquisa, gestão do conhecimento e avaliação de informação) no ambiente virtual onde irá decorrer o curso (uso efetivo do correio eletrónico, saber trabalhar em grupos online, saber fazer pesquisa e consulta de informação na Internet, etc.);
- aplicado as regras de convivência social específicas da comunicação em ambientes online.
Modelo Pedagógico
O Modelo Pedagógico da Universidade da Maia para 2º Ciclos de estudos lecionados a distância rege-se pelos seguintes princípios:
- o ensino centra-se no estudante, agente ativo e responsável pela construção do conhecimento e aquisição de competências próprias;
- o ensino prima pela flexibilidade de acesso à aprendizagem, sem imperativos temporais ou geográficos, assentes na disponibilidade do estudante e num modelo de comunicação assíncrona, dando tempo ao estudante para ler e consolidar a informação, refletir e, só então, dialogar ou interagir (responder);
- o ensino assenta em formas diversificadas de interação estudante-docente, estudante-estudante e estudante-recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizado e minimizando sentimentos de isolamento.
Os elementos seguintes são vitais no processo de ensino-aprendizagem:
- Classe Virtual, no contexto da qual o estudante integrará uma turma virtual, juntamente com o docente e os demais colegas. As atividades de aprendizagem ocorrem neste espaço virtual e são realizadas exclusivamente online. A Classe Virtual deve ser entendida como um espaço multifuncional que agrega uma série de recursos, distribuídos por diversos subespaços de trabalho coletivos e/ou individuais e onde se processa a interação entre docente-estudante(s) e estudante-estudante(s). A comunicação é assíncrona, baseada na escrita, cujas competências são incrementadas.
- Classe Mista, aplicada em algumas unidades curriculares que, complementarmente ao mencionado no ponto anterior, têm componentes presenciais e/ou online síncronas destinadas à apresentação e demonstração de resultados, ou ao desenvolvimento de trabalhos práticos de cariz artístico ou oficinal. A calendarização das sessões síncronas é criteriosamente delineada no início do semestre, nunca excedendo 25% do total de horas.
- Contrato de Aprendizagem é um documento gerado pelo docente em que é proposto aos estudantes um percurso de trabalho organizado e orientado com base em atividades criteriosamente calendarizadas e que têm como objetivo garantir o sucesso dos processos de autoaprendizagem e de aprendizagem colaborativa, materializado num conjunto de millestones com finalidades muito específicas. O Contrato de Aprendizagem é analisado, discutido e aceite, quer pelo docente que o propõe, quer pelos estudantes que assumem o compromisso de o executar.
A avaliação pode ocorrer segundo duas modalidades:
- Avaliação Contínua, que acontece ao longo do semestre letivo, inclui diferentes itens de avaliação, prevê uma componente online com um peso superior a 60%, e tem cariz individual em, pelo menos, 50% da sua ponderação. Se positiva, esta modalidade de avaliação dispensa o estudante da Avaliação Final.
- Avaliação Final, que ocorre num único momento de tempo, pode incluir diferentes itens de avaliação, é individual, online ou presencial, e tem uma ponderação de 100% na classificação final.
Campus Virtual
A Universidade da Maia oferece aos seus estudantes um Campus Virtual, que inclui ferramentas digitais e totalmente desmaterializadas para realização à distância de procedimentos administrativos, como sejam matriculas e inscrições, pagamentos, produção, divulgação e gestão de horários, lançamento de classificações, escrita de sumários, registo de faltas, marcação de exames, entrega e submissão das Fichas Programáticas de Unidade Curricular, dos Relatórios de Unidade Curricular, do Relatório de Avaliação do Ciclo de Estudos, Teses e Dissertações, etc.