A primeira vez que contactei com a área da Psicologia foi em 2002, aquando o ingresso no 12º ano e, movido pela curiosidade, selecionei esta disciplina como opção. Será seguro dizer que foi “amor à primeira vista” pois, desde então, tive a completa certeza de que esta seria a área profissional à qual eu me queria dedicar no futuro.
Ingressei na Licenciatura em Psicologia no ISMAI, que me permitiu desenvolver um conhecimento abrangente e completo sobre esta área do saber, reforçando o meu gosto pela Psicologia, especialmente pela Psicologia Clínica.
Sendo coerente com esse gosto, ao finalizar a Licenciatura iniciei o Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde no ISMAI. Foram dois anos de grande crescimento pessoal e académico que me permitiram criar as bases do profissional que sou hoje. Para tal, muito contribuiu o excelente ambiente da turma que integrei, que originou amizades para a vida, bem como os excelentes professores, genuinamente interessados na nossa aprendizagem, sendo que alguns se tornaram em referências pessoais, pelo seu profissionalismo e experiência.
Foi também no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde que desenvolvi a maior parte dos meus interesses na área da Psicoterapia. Dos vários modelos psicoterapêuticos lecionados, desenvolvi um especial interesse e identificação pelo modelo de Terapia Cognitivo-Comportamental.
Após o término do Mestrado, integrei a equipa de formadores do projeto “Educação para os valores” da Fundação Ciência e Desenvolvimento em colaboração com a Câmara do Porto, tendo ministrado formações em vários agrupamentos escolares da área sobre temáticas como sexualidade, deficiência, bullying, direitos humanos e toxicodependência.
Entretanto, surgiu a oportunidade de realizar o estágio profissional da Ordem dos Psicólogos (OPP) no Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), tendo feito intervenção psicológica com a população adulta. Após o estágio profissional, já como membro efetivo da OPP, continuei a executar as funções de Psicólogo Clínico com a população adulta, tendo também sido convidado para integrar a equipa multidisciplinar do Centro de Recursos para a Inclusão da APPC, que dá apoio multidisciplinar no contexto escolar a alunos com NEE’s, tendo trabalhado nesta equipa durante 3 anos.
Atualmente, continuo a exercer as funções de Psicólogo Clínico no Centro de Reabilitação da APPC, realizando intervenção psicológica com a população adulta e exercendo cumulativamente funções de técnico responsável pelo Serviço de Reabilitação Neuropsicológica, pelo serviço de Consulta de Cessação Tabágica para os Colaboradores, e de representante do Departamento de Psicologia.
Para fazer face às exigências e necessidades com que me tenho deparado ao longo do meu percurso profissional, e também por gosto pessoal, fui procurando e realizando formação extra que complementasse a excelente formação base que recebi do ISMAI. Destas destaco formações na área da Neuropsicologia e na área da Terapia Cognitivo-Comportamental, em particular, e com especial orgulho, as formações realizadas nos Estados Unidos com Aaron Beck, um dos fundadores da Terapia Cognitivo-Comportamental, e Judith Beck, eminente terapeuta cognitivo-comportamental.
Assim, tendo em conta o quanto aprendi a nível académico, e o quanto cresci como pessoa, enquanto aluno do ISMAI durante a licenciatura e o mestrado, recentemente decidi ingressar na primeira edição do Doutoramento em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica do ISMAI, para consolidar e aprofundar os meus conhecimentos na prática e investigação em psicoterapia, unindo os meus dois grandes interesses.