Pretende-se com este webinar realizar uma reflexão com vista à (Des)construção do problema da violência doméstica e de género. Por outro lado, analisar a legitimação institucional e discursos genderizados sobre a violência doméstica e de género. Partindo de aportes teóricos, legislativos faz-se importante a compreensão histórica, e nos recortes culturais que lhe são específicos. Serão apresentados dados e características da população que demanda o atendimento no Brasil, a partir dos casos que são atendidos e registrados.
Haverá, ainda, espaço para a reflexão sobre o papel dos/as profissionais que realizam intervenção em violência doméstica, de diferentes Políticas Públicas, como potentes agentes de enfrentamento das violências de género.
Socióloga, doutorada em Sociologia (2011) pela Universidade do Minho, com um projeto financiado pela FCT sobre Delinquência juvenil feminina. Professora desde 2001, atualmente é Professora Auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI).
É investigadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA, polo UMinho) e na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC/ ISMAI), da qual é diretora, desde 2012. O trabalho de docência, produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da sociologia do crime e das marginalidades, com foco na delinquência juvenil, criminalidade feminina e sistema de justiça juvenil.
Ler mais...
Assistente Social do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (UFSC), na área de Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. Especialista em Saúde Coletiva pela UFSC, 2016/2.
Graduada em Serviço Social pela UFSC em 2008/2. Investigadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (NUSSERGE/DSS/UFSC) desde março de 2015.
Mais informações
Ler mais...