Neuromarketing

sexta-feira, 11 setembro 2015 - 18:30

​O neuromarketing tem o poder de provocar uma enorme curiosidade e de, simultaneamente , suscitar avultados receios. Qualquer um percebe porquê. Atuando no cérebro, atua-se diretamente no centro que toma as decisões. É sobre isto que tem incidido  a minha investigação: como decidem os cérebros dos consumidores?. Ao contrário da "Psicologia aérea" venho trazer a neurociência dos comportamentos: que teorias há, como se explicam os comportamentos das pessoas enquanto consumidoras, e que técnicas é que a Neurociência empresta para medir ( e prever) as reações comportamentais ...e como isto tudo pode ajudar a que o desempenho da minha empresa seja melhor que o da concorrência.

Short bio

José Paulo Marques dos Santos (PhD) é professor de Marketing no Instituto Universitário da Maia e de Neurociência Cognitiva, Social e Afetiva no Dep. Biologia Experimental da Fac. Medicina da Univ. do Porto. Leciona a cadeira Neuromarketing nos MBAs da Faculdade de Economia da Univ. de Coimbra e na pós-graduação em Neurociência do Consumo da Univ. Atlântica.  É também investigador integrado do no I3S/IBMC  (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) da UP.  Tem investigação publicada em jornais científicos tais como Frontiers in Neuroscience, Journal of Brand Management, e Journal of Customer Behaviour. É o atual local chair para Portugal da NMSBA (NeuroMarketing Science and Business Association), organizadora do Neuromarketing World Forum.