A adolescência é marcada por mudanças significativas e características próprias. As mais comuns são as transformações em nível biológico, cognitivo, social e emocional. Em busca de suas identidades, os/as adolescentes vivenciam novas e desafiadoras experiências sociais, afetivas e sexuais, causando-lhes, muitas vezes, conflitos pessoais com o próprio corpo e seus desejos, especialmente numa sociedade onde veiculam discursos com apelo ao erotismo em larga escala, como é o caso da sociedade contemporânea ocidental.
Mas essa fase do ciclo vital não é desafiadora apenas para os/as adolescentes, mas para os adultos com as quais convivem, em especial pais, mães e professores/as, pois deixam de ser as únicas referências e o grupo de amigos/as passa a ter uma maior aproximação.
A rebeldia, a intransigência, a necessidade de distanciamento e, ao mesmo tempo, de reconhecimento e aceitação, a inconstância de humor, a imaturidade, a criatividade, a utopia, o entusiasmo entre outras características dessa fase, são fontes importantes para a construção de uma nova identidade, mas podem também levar a relacionamentos conflituosos na família e/ou na escola, culminando com a falta de compreensão e de apoio por parte de alguns/a adultos/as, nessa fase tão importante da vida.
Objetivando refletir sobre essas questões, buscamos saber as dúvidas sobre sexo e sexualidade dos/as adolescentes de algumas escolas do Brasil e de Portugal, por meio do recolhimento de perguntas feitas por eles de forma anônima. Também pais, mães, professores/as e pessoas interessadas nesta temática, foram convidadas para que preenchessem um questionário online referente à adolescência e sexualidade. Foram recolhidas 52 respostas. Com base nesses dados, organizamos este evento, que trará reflexões pertinentes sobre o tema, culminando com novas e significativas aprendizagens.
Participem conosco destes momentos!
Pré-Inscrição