Sessões Temáticas

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Modalidades de propostas de comunicação​​
Sessões Temáticas ​
​No caso da apresentação de sessões temáticas, deverá o/a coordenador/a da sessão indicar os nomes das/dos participantes e o nome de um/a moderador/a. 
O que devem incluir na proposta: Título da sessão, nome do/a(s) coordenador/a(s) (até 3 coordenadores/as), 3 palavras-chave, um resumo de até 2500 caracteres (com espaços). Devem ainda submeter um ficheiro em modelo disponibilizado no site com o título das apresentações da sessão proposta, com o nome do/a(s) autores/as, 3 palavras-chave e um resumo da comunicação de até 2500 caracteres (com espaços).

Cada sessão temática terá uma duração máxima de 1h30, ficando à responsabilidade dos/as coordenadores/as o número de comunicações em cada sessão e o tempo atribuído a cada comunicação. 

Temas
A organização aceita propostas de sessões temáticas sobre estas questões, em particular:
 
  • Constitucionalismo e pluralismo jurídico nos países de língua oficial portuguesa
  • Crime, processos de criminalização e sistema de justiça
  • Direito, justiça e política
  • Direito(s), justiça e crise climática
  • Direitos, violência e finalidade das penas
  • Espaços privativos de liberdade
  • Fragilidades dos sistemas de justiça
  • Novas e velhas vulnerabilidades sociais, e formas de compensação, mitigação e eliminação dessas fragilidades
  • Novas tecnologias, direito(s) e sistema de justiça
  • Novos e velhos atores do direito e da justiça
  • Polarizações sociais
  • Processos de (des)criminalização (movimentos sociais, drogas)
  • Processos de afirmação ou de defesa de direitos
  • Racismo e políticas públicas;
  • Relações entre animais humanos e animais não humanos, entre humanos e máquinas, e respetivas problemáticas éticas
  • Teoria jurídica e estudos sociojurídicos
  • Tribunais e administração da justiça
  • Violências e desigualdades ​

Nota: A organização também aceita propostas de sessões temáticas sobre outras questões relevantes na sociologia do direito e da justiça.




​​Form​ulário de Submissão de Propostas - Sessões Temáticas​

Sessões Temáticas
Deve escrever o Nome Completo e a Filiação Institucional
Deve escrever o Nome Completo e a Filiação Institucional
Deve escrever o Nome Completo e a Filiação Institucional
Até 3 palavras-chave
Até 2500 caracteres com espaços
Anexos
Submeter um ficheiro pdf. com os títulos das sessões temáticas, autoria e resumos (até 2500 caracteres com espaços).
Tratamento de dados pessoais
A “Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L.”, incluindo a “Universidade da Maia – UMAIA”, o “Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA” e o “Centro de Formação ao Longo da Vida – CFLV”, dos quais é a entidade instituidora (e coletivamente designados por Universo Maiêutica), é a entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais aqui recolhidos e assume um compromisso de privacidade e segurança dos mesmos. Nos termos da lei, a qualquer momento o titular dos dados pessoais poderá solicitar o acesso e a alteração dos seus dados pessoais, retirar consentimentos prestados neste formulário, exercer oposição à utilização dos seus dados pessoais ou solicitar a remoção/esquecimento total dos mesmos. Para o exercício dos seus direitos ou qualquer questão relacionada com o tratamento dos seus dados pessoais, contacte-nos pelo email dpo@maieutica.pt.
Os dados pessoais acima referidos são recolhidos e tratados pela Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L, entidade instituidora da Universidade da Maia, para a análise da submissão de propostas a apresentar ao V Encontro da secção temática de Sociologia do Direito e da Justiça da APS.