GameWork

A gamified environment for organizing and doing homework

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
28/02/2022

Data de Fim
27/02/2024

Referência
2021-1-EL01-KA220-SCH-000034399

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Escolar
Valor Financiamento 223.392 €
Parceiros
Panepistimio Patron (Grécia) – Entidade Promotora  http://www.upatras.gr
Universidade da Maia (Portugal)  http://www.ismai.pt
Agrupamento de Escolas do Freixo (Portugal) http:// aefreixo.pt 
Arsakeio Lyceum of Patra (Grécia) https://www.arsakeio.gr
Kaunas Juozas Grusas Art Gymnasium (Lituânia) https://grusas.kaunas.lm.lt/

Os trabalhos para casa são uma atividade educacional relativamente comum no ensino básico. Todavia, apesar dos seus aparentes benefícios, motivar os/as alunos/as para o fazerem tende a ser um grande desafio.

Objetivos
Os trabalhos para casa são uma atividade educacional relativamente comum no ensino básico. Todavia, apesar dos seus aparentes benefícios, motivar os/as alunos/as para o fazerem tende a ser um grande desafio. A eficácia das técnicas de gamificação no processo educacional encontra-se comprovada; no entanto, converter todos os materiais educativos e exercícios em jogos educativos online seria uma tarefa irrealista para professores/as e escolas. O objetivo do projeto GameWork é desenvolver um ambiente gamificado online que supere esse desafio – a transferência de materiais e exercícios de aprendizagem físico para o formato digital -, preservando a mecânica motivacional dos jogos para ajudar os/as alunos/as a envolverem-se de forma mais positiva com os trabalhos para casa, melhorando assim os resultados académicos. O ambiente gamificado proposto permitirá a criação de experiências gamificadas independentemente das especificidades de cada conteúdo/disciplina, proporcionando assim uma ferramenta educacional versátil, de fácil adoção pelas escolas. Espera-se que o ambiente gamificado GameWork ajude na organização dos trabalhos para casa, aumente o envolvimento dos/as alunos/as e facilite o acompanhamento do progresso de aprendizagem por parte dos/as próprios/as alunos/as e dos/as professores/as.

Resultados (outputs)

O1. Análise de necessidades, seleção das disciplinas, elementos de gamificação
O2. Desenvolvimento do e-Environment (versão Alpha, versão Beta e versão Final)
O3. Implementação, Feedback dos/as alunos/as, Reporte

Equipa interna do projeto

Doutora Ana Pontes
Doutora Helena Azevedo
Doutora Carla Peixoto
Doutor Francisco Machado
Doutora Vera Coelho
Doutora Liliana Meira

Coordenação do Projeto / Contato​
Doutora Carla Peixoto cpeixoto@umaia.pt 
Doutora Liliana Meira lmeira@umaia.pt

 





 
Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho
Coordenadora Projeto

Carla Peixoto é licenciada e doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialidade em psicologia da educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade da Maia, onde é também coordenadora da Licenciatura em Psicologia. Tem participado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional ligados à área da Psicologia da Educação, tendo como principais interesses de investigação as questões relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita, a aprendizagem socioemocional, a promoção de comportamentos prosociais em contexto escolar, a qualidade dos principais contextos de desenvolvimento dos indivíduos e o desenvolvimento profissional de profissionais de educação. A nível da intervenção desenvolve consultoria em contextos educativos no âmbito da avaliação e da melhoria da qualidade dos ambientes educativos e na área da gestão do comportamento. 



Liliana Maria Alves Meira
Coordenadora Projeto

Liliana Meira é licenciada em Psicologia, mestre em Ciências Cognitivas e doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Tem a especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e a especialidade avançada em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Professora Auxiliar na Universidade da Maia, onde é também atualmente Diretora do Departamento de Ciência Sociais e do Comportamento e Diretora Executiva do CASP-Centro de Apoio e Serviço Psicológico. Tem participado em vários projetos de investigação na área da Psicologia Clínica e da Psicopatologia do Desenvolvimento, tendo como principais interesses de investigação a avaliação da eficácia e efetividade, e a compreensão dos mecanismos e processos de mudança, da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental; e os fatores de desenvolvimento associados à psicopatologia na adolescência e idade adulta. Para além da docência e da investigação, exerce psicoterapia, fundamentalmente orientada pelos pressupostos dos modelos cognitivo-comportamentais.

Para mais informações

Carla Peixoto    Liliana Meira