Positive

Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment

Âmbito Geográfico Internacional
Linha de Investigação Psicologia
Data de Início
01/01/2022

Data de Fim
31/12/2023

Referência
2021-1-PT01-KA220-SCH-000032534

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Escolar
Valor Financiamento 253.570 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / ISMAI (Entidade Promotora) www.ismai.pt
Panepistimio Patron (Grécia) http://www.upatras.gr
Agrupamento de Escolas de Rates (Portugal) http://aerates.pt  
Colegio los Pinos-los Pinos Educación, S.L. (Espanha) http://www.colegiolospinos.eu  
VsI "eMundus" (Lituânia) http://www.emundus.eu
Arsakeio Lyceum of Patra (Grécia)  www.arsakeio.gr

Estado Terminado

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Os estudantes serão integrados em equipas multinacionais e irão adquirir novas competências com base em PBL (project-based learning), recorrendo a dados reais fornecidos pelas empresas participantes dos vários países envolvidos. A aprendizagem será desenrolada num ambiente digital potenciando assim o desenvolvimento de competências ligadas às novas tecnologias e ao trabalho colaborativo à distância

Objetivos

As crianças e jovens em idade escolar enfrentam, nos dias de hoje, situações que podem contribuir para o aumento dos seus níveis de stress e ansiedade, tais como preparação para e realização de testes/exames, participação em atividades sociais na escola e/ou em trabalhos de grupo, entre outras. 

O projeto POSITIVE tem como principal objetivo desenvolver um Ambiente de Aprendizagem no Mundo Virtual 3D (VWLE), tendo por base uma abordagem de  de gamificação, e  incorporando  ferramentas  como salas de escape virtuais, prémios, pontos, jogo cooperativo, interações sociais e personalização de avatares. Espera-se que, ao completar as atividades propostas no mundo virtual de aprendizagem, cada aluno/a consiga aumentar o seu conhecimento sobre estratégias que podem ser utilizadas para reduzir os níveis de stress na vida real, em situações análogas às exploradas no ambiente de aprendizagem virtual. 

Para além de envolver os/as alunos/as em atividades de aprendizagem virtual associadas a situações escolares (académicas e /ou sociais) que geralmente induzem stress, alguns dos cenários do ambiente virtual irão inclusivamente promover atividades de relaxamento que visam a diminuição de sintomas associados ao stress. Os/as alunos/as irão, assim, ter oportunidades para aumentar a sua consciencialização sobre as situações que lhes causam mais stress e ansiedade em contexto escolar, sendo promovida a sua capacitação para lidarem adequadamente com estas situações e aumentar o seu sucesso educativo e bem-estar psicológico. 

 
Resultados (outputs)

O1. Análise das necessidades dos/as alunos/as, Cenários de jogo, Material educacional
O2. Desenvolvimento do Mundo Virtual 3D (versão Alpha, versão Beta e versão Final)
O3. Implementação, Resultados dos questionários/estudo, Documentação

 

Website do Projeto

Equipa interna do projeto

Doutora Ana Pontes
Doutora Helena Azevedo
Doutora Vera Coelho
Doutor Francisco Machado
Doutora Carla Peixoto
Doutora Liliana Meira
Doutora Joana Topa



 

Vera Lúcia Marques Coelho

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) na área da Psicologia da Educação e Desenvolvimento. Atualmente exerce funções de docência na Universidade da Maia (ISMAI), onde coordena o Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação e leciona no domínio da Psicologia da Educação e em áreas associadas como a avaliação psicológica e a intervenção em contextos educativos. Tem participado em vários projetos de investigação e intervenção de âmbito nacional e internacional ligados à área da Psicologia da Educação. 


Para mais informações

Coordenadora Projeto