Nota de Abertura
A Lei de Bases do Sistema educativo, evidencia nos objetivos respeitantes ao ensino superior: o "estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo"; o Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica..." e o "promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos...".
É óbvio que nesta perspetiva, a função reprodutiva do saber é louvavelmente superada pela produção científica que por força dos rankings que distinguem as instituições universitárias de referência no mundo e na atualidade, têm contribuído para inspirar as autoridades portuguesas a estabelecer normas de avaliação das instituições portuguesas, públicas e privadas.
Movidos pela consciencialização desse princípio aceite, sem reservas, universalmente, e pelo natural e legítimo desejo de progressão nos suas carreiras profissionais, os docentes do ensino superior entregam-se denodadamente, às vezes até com sacrificio pessoal e familiar, aos trabalhos de investigação conducentes à obtenção dos graus de mestre e doutor. Com o apoio do PRODEP, das organizações tradicionais como a Função Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, e de outras instituições, nacionais e estrangeiras, ou mesmo sem qualquer apoio financeiro, é notável o considerável número de docentes do ensino superior que se entregam aos seus trabalhos de investigação em desenvolvimento ou já concluíram os graus de mestre e de doutor. Só esse esforço colectivo e a forte vontade individual de valorização profissional, poderão explicar a satisfação das exigências legais impostas às instituições universitárias, especialmente às do ensino particular e cooperativo no que se prende com as habilitações académicas do seu corpo docente.
Será aconselhável lembrar que na explosão das instituições universitárias que Veiga Simão levou a cabo em 1973, a conjuntura de época favoreceu as instituições públicas com o acolhimento de muitos valores já afirmados através dos instituições de Moçambique e Angola atingidas pelo êxodo marcado pelos acontecimentos políticos da época. Durante os últimos anos, os contactos pessoais dos bolseiros ou não ou com apoio no estrangeiro - investigadores ou docentes - e o estabelecimento de relações instituicionais que os mesmos favoreceram e multiplicaram, contribuíram para uma intensificação do intercâmbio de docentes e alunos, previsto e integrado no programa Sócrates/Erasmus e noutros programas igualmente apoiados pelo fundo social europeu. Nesta perspetiva de desenvolvimento vocacionado para a construção da coesão social a nível europeu, não surpreende o facto de se multiplicarem as solicitações de instituições universitárias de diversos países de diferentes quadrantes do mundo, junto das universidades europeias, com língua oficial comum, no sentido de assegurarem ligações com fins exclusivamente científicos. Nesse sentido as universidades brasileiras e das antigas colónias espanholas da América do Sul, embora continuem com relações intensas com as universidades dos estados Unidos da América e Canadá, através da Espanha e Portugal, iniciaram e continuam a esforçar-se para intensificar a promoção de iniciativas que proporcionem frequentes contactos de natureza científica, envolvendo docentes e estudantes das instituições dos diferentes países. esta atitude deverá ser interpretada como sinal de grande atenção dos povos da América do Sul em relação às grandes mudanças que se vão acentuando na europa a nível social, animadas pelos sistemas educativos, especialmente a nível do subsistema do ensino superior.
A sensibilidade para a investigação e o reconhecimento da necessidade de solidificação de formação científica individual, conquista cada vez mais terreno na sociedade europeia, cuja a orientação está indubitavelmente a ser considerada como uma referência para o desenvolvimento de outras comunidades.
O Reitor Domingos Oliveira Silva
Sumário
Nota de Abertura - Domingos Oliveira Silva
Dossier
1. Ensino superior e investigação: o desafio para o século XXI - Pedro AImiro Neves
2. Motricidade humana uma ciência reflexão para um programa de epistemologia da motricidade humana - Manuel Sérgio
3. Aspectos psicossociais do doente seropositivo. Da morte social à morte física: contributo de uma investigação.- João Paulo Pereira
4. Cooperação e Desenvolvimento nos relações Portugal-Brasil: avanços e recuos - Eduardo Cordeiro Gonçalves
Vária
1 - Educação Física e Desporto Reflexões acerca do desporto. Três dimensões: escola, lazer, clube - Eduardo L. Nunes
2 - Ciências Sociais e Humanas Os problemas do ensino ontem e hoje- Pedro Almiro Neves
Apuramento de resultados com regularização de existências: sistema de inventário intermitente; mercadorias - Livio Correia
3 - Línguas e Humanidades - Acerca da tradução literária:a tradução do idiotismo - Alexandra Neves
Notícias