Informática

​Comunica através do teu e-mail institucional, configura a internet para acederes em qualquer ponto do campus académico, explora os serviços da área privada , descobre o software que a UMAIA te disponibiliza para o teu estudo, utiliza o sistema de impressão. E se tiveres dúvidas podes contactar-nos.

 

O estudante e os serviços informáticos

Todos os estudantes têm um endereço de correio eletrónico institucional, disponível em http://outlook.com/umaia.pt. Sendo que os endereços de e-mail obedecem à seguinte constituição:

<login área privada>@umaia.pt.

Exemplo: a001540@umaia.pt

O correio eletrónico (e-mail) é o meio oficial de comunicação institucional (meio utilizado pela Instituição para comunicar com o estudante). Sendo que esta comunicação deve ser sempre efetuada utilizando o endereço de correio eletrónico institucional.

É necessária autenticação para utilizar os serviços disponíveis na área privada, computadores e correio eletrónico Institucional (webmail).

Os estudantes têm acesso a estes serviços 24 horas após a inscrição.

O login é um código alfanumérico constituído pela letra [a] e pelo [número de estudante, com seis dígitos].

Exemplo: N.º de estudante 1540, o login será a001540 (ao número de estudante são acrescentados zeros à esquerda de forma a ficar com seis dígitos).

Os serviços de informática recomendam que alteres a password no primeiro acesso à área privada.

É fornecido a todos os utilizadores um login ou "nome de utilizador" e uma password ou "palavra chave" que são únicos e nunca deverão ser compartilhados com outras pessoas de forma alguma.

  • As palavras-chave não devem ser escritas ou deixadas onde outros as possam encontrar.

  • As palavras chave devem ser difíceis de adivinhar e conter oito caracteres no mínimo, incluindo alguns números e caracteres especiais tais como ! # £ $.

  • As palavras-chave devem ser alteradas a intervalos regulares de tempo. Os serviços de helpdesk ajudá-lo-ão demonstrando como efectuar se o utilizador tiver alguma dificuldade.

  • O aluno/docente/colaborador nunca deverá deixar o computador com a sessão de utilizador aberta sem bloquear antes a respectiva consola.

Para mais informações sobre utilização de palavras-chaves recomendamos a leitura deste artigo. Se pretender verificar a complexidade da sua palavra-chave veja aqui.

Para configurares o cliente de correio eletrónico de modo a aceder, enviar e receber mensagens de várias contas de e-mail (incluindo o correio institucional), consulta os procedimentos no manual da plataforna de correio eletrónico.

Poderás também reencaminhar o correio eletrónico institucional para o outro endereço pessoal, fazendo a respectiva configuração através do webmail.


A UMAIA disponibiliza à comunidade a rede sem fios (rede wireless Eduroam) que cobre integralmente todo o Campus académico.

Poderás facilmente configurar os teus equipamentos móveis com base na informação disponibilizada na Unidade de apoio - GISI  nas Perguntas Frequentes.

Temos ao teu dispor software Microsoft relacionado com sistemas operativos, ferramentas para servidores e desenvolvimento de software. Os estudantes podem instalar o software para efeitos de ensino, estudo e/ou investigação nos seus computadores pessoais, o download do software está disponível através da área privada do Portal.

Os estudantes que pretendam beneficiar de certos serviços remotamente têm que ativar a VPN (Virtual Private Network) no seu computador. Para ativar a VPN envia um e-mail para helpdesk@umaia.pt a solicitar a ativação, através do endereço de correio eletrónico institucional. O acesso VPN efetua-se com o mesmo login e password da área privada do Portal.

Através da VPN só tens acesso a determinados serviços, como por exemplo:

  • Base de Dados: Ebsco Publishing, Wolters Klumer Health/OvidSP;

  • Áreas pessoais e gerais;

  • Software de análise estatística SPSS;

  • Sistema de Impressão.

Está acessível para todos os estudantes, através do ambiente de trabalho de qualquer computador do campus académico, ou a partir de casa através de uma ligação VPN, uma área de rede onde os estudantes poderão guardar os seus documentos. Esta unidade de rede tem a particularidade de só poder ser acedida pelo próprio estudante.

São realizadas cópias de segurança diariamente, as áreas que são abrangidas por esta política são: as áreas pessoais e comuns, ficando excluídas as áreas de Software e Public.

O ciclo de vida das cópias de segurança é de 3 anos para os dados armazenados pelos estudantes e de 5 anos para os dados armazenados pelos professores.

Com esta politica de cópias de segurança, o GISI pretende que todos os utilizadores tenham a noção que os dados armazenados nas áreas pessoais e comuns, estão salvaguardados, enquanto as restantes áreas (Software, Public); Ambiente de Trabalho; Meus Documentos, etc. não, como tal, não se responsabiliza pela perda esses dados;

É da responsabilidade exclusiva dos utilizadores o conteúdo das áreas pessoais.

 

 

A UMAIA dispõe de 15 laboratórios de informática para dar apoio ao ensino e ao estudo. Para conheceres o SW em cada laboratório consulta a seguinte lista.
  • Programas e objetivos das unidades curriculares; Modo de avaliação; Método de ensino;

  • Sumários das aulas,

  • Entrega dos trabalhos dos estudantes;

  • Links para artigos ou referências para leitura, problemas propostos, exercícios;

  • Fórum de discussão para temas/trabalhos dos estudantes com o Coordenador de Curso;

  • Consulta das unidades curriculares a que se encontra inscrito;

  • Consulta da situação da Tesouraria;

  • Alterar password de acesso à área privada;

  • Registo Biográfico (Histórico das inscrições do estudante às unidades curriculares e histórico da situação académica do estudante);

  • Horário do estudante (com informação detalhada);

  • Datas das provas finais a que o estudante está inscrito;

  • Horário dos Docentes;

  • Alteração dos dados associados ao Cartão do Estudante relativo ao Parque de Estacionamento;

  • Pagamento de propinas por Multibanco;

  • Inscrições on-line para estudantes da Instituição;

  • Inscrição on-line em provas finais de avaliação;

  • Pedido de Documentos on-line;

  • Pedido do Acesso ao Parque de Estacionamento on-line.

No início de ano letivo é atribuído a cada estudante um saldo equivalente a 75 cópias a preto e branco. Não é possível imprimir ou efetuar cópias sem saldo.

Para teres acesso ao teu saldo deves usar uma multifunção ou aceder à página https://print.umaia.pt:2941/webtools (usando a autenticação de acesso aos computadores, consultas o teu histórico de impressões e/ou cópias dos últimos trinta (30) dias).

Quando utilizares os equipamentos de impressão/cópia confirma sempre que não deixas qualquer documento e que terminas a sessão.

Não é possível partilhar ou transferir saldo entre utilizadores.

Junto de cada multifunção estão afixadas as formas de funcionamento e os valores de cópia e impressão. No caso de teres dúvidas, dirigi-te, ao gabinete de Helpdesk do GISI ou ao funcionário do piso.

Podem existir dois tipos de situações anómalas:

  • Falta de consumíveis: falta de papel, neste caso deverás dirigir-te aos funcionários de apoio (piso ou recepção); Ou falta de toner, deverás contactar o gabinete de Helpdesk do GISI.

  • Problemas técnicos nos equipamentos: No caso de problemas técnicos, como atolamentos, contactar o gabinete de Helpdesk do GISI, pessoalmente ou por e-mail (helpdesk@umaia.pt).

 

No caso de não teres saldo, dirigi-te à Tesouraria e adquire em múltiplos de 5€ crédito para impressão. O saldo é válido para cópia e/ou impressão.

Para teres acesso ao parque de estacionamento precisas de ter o cartão de identificação da UMAIA, ou o comprovativo do pedido, e tens que requisitar o acesso todos os anos letivos através do preenchimento do formulário na área privada ou na Secretaria.

O cartão de identificação, ou o cartão provisório de acesso ao Parque emitido pela Maiêutica, é pessoal e intransmissível, não podendo ser utilizado por terceiros ou em viaturas não associadas ao cartão. A partilha do cartão será punida com a perda do direito de acesso ao parque.

Após a submissão do pedido tens que regularizar o valor a pagar no prazo de oito (8) dias, consecutivos, na Tesouraria. Caso não o faças o pedido é anulado.

Após o pagamento poderás utilizar o comprovativo de pagamento para ter acesso ao Parque, devendo mostrá-lo ao Segurança da Portaria.

No caso de ainda não teres o cartão de identificação mas tiveres o comprovativo do pedido ser-te-á confiado um cartão provisório para acesso ao parque de estacionamento, o qual deves devolver quando receberes o cartão de identificação da UMAIA. O acesso ao parque, através do cartão de identificação será autorizado após a devolveres o cartão provisório.

O controlo de entradas é efetuado através da respetiva barreira, acionada por intermédio do cartão de identificação da UMAIA, desde que o estudante tenha requisitado o serviço de acesso ao parque ou pelo funcionário da Portaria.

Com cada cartão será impossível realizar duas entradas consecutivas sem que tenha um registo de saída.

Não é permitido o acesso ao Parque quando estiver sinalizado como completo, sendo esta informação efetuada por semáforo, através de luz vermelha.

Para esclarecimento de dúvidas ou questões técnicas, deve dirigir-se ao Gabinete de Helpdesk do GISI:

Horário de atendimento:

  • Segunda a Sexta: 10h00 às 12h00 | 16h00 às 18h00 | 20h00 às 21h30

  • Sábado: 09h30 às 11h30

E-mail: helpdesk@umaia.pt

Extensões: 1022, 1023, 1030.

Localização: Piso 0