Modelos Pedagógicos no Ensino da Educação Física: da teoria à implementação prática

Oficina de Formação

sexta-feira, 04 abril 2025 a sábado, 21 junho 2025
Universidade da Maia

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Detalhes da Ação de Formação 

Esta Oficina de Formação tem como principal objetivo capacitar os professores para tornarem as aulas de Educação Física mais envolventes, significativas e alinhadas com as Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Destina-se a docentes que procuram inovar na prática pedagógica, promovendo uma abordagem centrada no aluno e ajustada às suas necessidades.

Ao longo da formação, serão explorados modelos pedagógicos que facilitam a personalização do ensino, fomentam autonomia e a responsabilidade pessoal e social dos alunos e potenciam o desenvolvimento integral através dos fenómenos desportivos. Para além da abordagem teórica, esta Oficina distingue-se pelo seu formato prático e dinâmico, permitindo que cada professor implemente diretamente, no seu contexto real de ensino, as estratégias e metodologias abordadas. Este processo será acompanhado de forma próxima e reflexiva por parte do formador, potenciando uma aplicação autónoma, consciente e sustentada das aprendizagens realizadas.

A participação com aproveitamento nesta Oficina de Formação, com a duração de 50 horas, releva para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Grupos 260 e 620. A formação é acreditada pelo Centro de Formação Contínua da Universidade da Maia (Registo de Acreditação CCPFC/ENT-ES-0751/17), com o registo nº CCPFC/ACC-133104/24.

Participe nesta oportunidade de desenvolvimento profissional e transforme as suas aulas de Educação Física num espaço de aprendizagem mais motivador e impactante para os seus alunos.


​​Local de Realização: Universidade da Maia 

​​​Tipologia de Inscrição 


Va
lor Normal Individual​
Valor com desconto por inscrição em Grupo (mínimo de 3 professores do mesmo AE)
Normal
85,00 € 60,00 €
Professores Cooperantes UMAIA (MEEFEBS)
60,00 €45,00 €
Inscrição Associado APEF-Braga
60,00 €
45,00 €
Inscrição Associado APEF-Viseu​
60,00 €45,00 €
Inscrição Associado APEF-Porto​
60,00 € 45,00 €


 Inscrição 


Formador

Rui Marcelino
 

Tipologia

  • Oficina de Formação
  • Registo de acreditação nº CCPFC/ACC-133104/24.
  • 50 horas de formação acreditadas
 

Datas

  • 04/04/2025 – 15h00 - 18h00 (3 horas)
  • 05/04/2025 – 9h00 - 13h00 e 14h00-17h00 (7 horas)
  • 16/05/2025 – 15h00 - 18h00 (3 horas)
  • 17/05/2025 – 9h00 - 13h00 e 14h00-17h00 (7 horas)
  • 21/06/2025 – 9h00 - 14h00 (5 horas)
 

Destinatários 

  • ​Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Dest. 15)
  • Professores de educação física (DCP 99) ​

Vagas

20 vagas​

Objetivos a atingir 

  • Conceber, construir, adaptar e operacionalizar modelos pedagógicos no ensino da Educação Física com vista a resolver problemas concretos e específicos das diferentes escolas e/ou turmas;
  • Capacitar os professores de Educação Física a compreender e aplicar os modelos pedagógicos de forma adequada e eficaz, de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos;
  • Desenvolver habilidades técnicas, táticas e socioemocionais nos alunos, através de modelos pedagógicos inovadores e criativos;
  • Promover valores como cooperação, competição saudável e fair play;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas aulas de Educação Física, através de modelos pedagógicos que valorizem a sua autonomia e criatividade.



Conteúdos

​Modelos Pedagógicos para o Ensino da Educação Física (5 horas presenciais + 5 horas trabalho autónomo)

  • Definição e conceito de modelos pedagógicos
  • Caraterísticas e princípios de modelos pedagógicos
  • Reflexão sobre a utilização de modelos pedagógicos
  • Estratégias para a seleção e aplicação de modelos pedagógicos de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos
  • Relação entre os modelos pedagógicos e os objetivos educacionais da Educação Física​
Modelo de educação desportiva (10 horas presenciais + 10 horas trabalho autónomo)
  • Origem e fundamentos do modelo de educação desportiva
  • A importância da cooperação, competição e fair play no desporto
  • Estratégias de ensino para desenvolver habilidades técnicas e táticas
​Sistema personalizado para a instrução (10 horas presenciais + 10 horas trabalho autónomo)
  • Conceito e princípios do sistema personalizado
  • Como adaptar as aulas às necessidades e habilidades individuais dos alunos
  • Estratégias de avaliação e feedback personalizado​

 Inscrição 



Para informações adicionais contactar​ rmarcelino@umaia.pt. ​