Licenciatura

Energias Renováveis

Departamento de Ciências Empresariais

​​

Coordenadora de Curso

Marta Maria Fontes Guerra da Mota

Provas de Ingresso 2025 

Duas das seguintes provas:

02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
16 Matemática
18 Português

Cálculo da Nota de Candidatura

50%

Média final do Secundário

+
50​%

Exames Nacionais
(25% de cada exame)

​Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Cr 16/2010

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 12-08-2020

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A formação em Energias Renováveis, proporciona conhecimentos em diferentes áreas, capazes de aplicar, integrar e desenvolver soluções inteligentes na utilização racional dos recursos energéticos e ambientais disponíveis. 

Os profissionais deverão ser capazes de gerir estes recursos em diferentes áreas da sociedade, garantindo que esta avança na demanda da utilização de energias limpas e renováveis.

Os diplomados em Energias Renováveis serão detentores de policompetências, conhecedores das metodologias e ferramentas de gestão e utilização da energia. Este curso proporciona aos estudantes, saberes, saber-fazer e saber-ser, conducentes à compreensão de valores, atitudes, métodos e técnicas.

Saídas Profissionais

  • Indústrias de produção de tecnologias e de componentes para utilização das energias renováveis; 
  • Empresas de instalação, manutenção e operação de infraestruturas renováveis; 
  • Gabinetes de estudos e projetos (desenvolvimento de projetos na área da instalação ou do desenvolvimento de sistemas produção que utilizem Energias Renováveis, de forma isolada ou integrada); 
  • Consultoras (consultadoria na área das Energias Renováveis ao nível de: acompanhamento de projeto, realização de análises de viabilidade técnico/económica, avaliação de melhores práticas/técnicas e seleção de tecnologias); 
  • Realização de auditorias energéticas;
  • Agências de energia; 
  • Autarquias (ao nível da gestão e operação de infraestruturas públicas e no âmbito da sustentabilidade e eficiência energética);
  • Instituições públicas (planeamento energético ao nível local, regional ou nacional). 

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Energias Renováveis (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

O plano curricular abarca todas as energias renováveis, proporcionando de cada uma formação completa e atualizada. 

Com uma forte componente no domínio da engenharia, o Curso proporciona a contextualização e a compreensão das interações das energias renováveis no cenário energético global. 

O Curso é homologado pela OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos, que reconhece as qualificações profissionais conferidas como habilitantes para o desempenho da profissão de Engenheiro Técnico na Especialidade de Engenharia de Energia e Sistemas de Potência, podendo os diplomados integrar o respetivo Colégio da Especialidade da OET.

Este curso está vocacionado para um profissional com perspetivas de dezenas de milhares de postos de trabalho não só na Europa, mas também em todo o mundo.​​​​

Condições para inscrição na unidade curricular Projeto (3.º Ano)

 Os candidatos a Projeto terão de reunir as seguintes condições: 
  1. Encontrar-se nas condições do Regulamento de Avaliação da Universidade da Maia relativas à transição de ano; 
  2. Possuir aprovação às unidades curriculares de Energia Eólica, Energia Solar, Energia da Biomassa, Energia Geotérmica, Energia Hídrica, Redes de Distribuição de Energia e Energia do Mar. 
  3. Possuir frequência às unidades curriculares de Desenho de Sistemas Renováveis, Gestão e Eficiência Energética e Sistemas e Sistemas de Armazenamento de Energia – considerados pré-requisitos gerais para as três áreas de Projeto.  

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.
Bruno Soares
Estudante 2.º ano
Ser estudante no ISMAI faz-nos sentir bem, pois enquanto aqui estamos sentimo-nos acolhidos e com uma boa relação com todas as pessoas. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui