Coordenadora de Curso
Valéria Cristina Sousa Gomes
Provas de Ingresso 2025
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
18 Português
17 Mat. Apli. Ciências Sociais
18 Português
06 Filosofia
18 Português
11 História
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
06 Filosofia
17 Mat. Apli.Ciências Sociais
Cálculo da Nota de Candidatura
Média final do Secundário
+
Exames Nacionais
(25% de cada exame)
Registos
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 3357/2011/AL01
Publicação em Diário da República
Plano de Estudos 2022 - Aviso N.º 12810/2022 (2.ª série), N.º 122 de 27 de junho de 2022
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação:
16-08-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
A Licenciatura em Psicologia da Universidade da Maia - UMAIA permite aos/às alunos/ as, que desejem desenvolver a sua atividade profissional como psicólogos/as, a obtenção do primeiro nível da formação. Esta segue os requisitos da Ordem de Psicólogos Portugueses e as recomendações da European Federation of Psychologists’ Associations, contidos no European Qualification Standard for Psychologists.
A licenciatura em Psicologia possibilita, não só, o acesso a cursos de segundo ciclo na área da psicologia, mas também, a mobilidade no espaço europeu. Todos os anos, alunos/as estrangeiros/as frequentam a licenciatura e alunos/as portugueses/as da UMAIA complementam os seus estudos em instituições de ensino europeias ou brasileiras ao abrigo do Programa ERASMUS + e do Programa de Intercâmbio com o Brasil.
Saídas Profissionais
Os/as licenciados/as em psicologia podem exercer funções de assessoria ao trabalho de psicólogos/as como: assistente-técnico/a de sondagens e de análise de mercados, incluindo a função de entrevistador/a ou monitor/a de grupo; assistente-técnico/a de investigação (recolha de dados, cotação, análise estatística); apoio técnico na indústria e serviços que envolvam contacto interpessoal direto (vendas, relações públicas), entre outras. O grau de Mestrado é necessário à prática autónoma de Psicologia.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Psicologia (1º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
Esta licenciatura propõe-se a desenvolver nos alunos/as competências e conhecimentos basilares nas diversas áreas da psicologia (ex., clínica/saúde, neuropsicologia, educação/desenvolvimento, justiça, trabalho/ organizações, comunitária, desporto).
A licenciatura é reconhecida pela sua qualidade, contando com mais de 20 anos. É assegurada por docentes doutorados/as, com prática profissional nas temáticas que lecionam.
Têm, também, um percurso de investigação internacional relevante e muitos deles/as estão integrados em unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O nível atingido permitiu a acreditação do curso de Doutoramento em Psicologia Clínica.
São vários os recursos disponíveis na instituição para a formação e investigação em psicologia: anfiteatro com espelho unidirecional; laboratório de investigação em psicoterapia, biblioteca, testoteca e bases de dados com acesso a milhares de periódicos científicos e “e-books online” (ex., b-on), entre outros.