Coordenadora de Curso
Maria Anita Carvalho dos Santos
Destinatários
Licenciados/as em Psicologia
Registos
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Cr 102/2017
Publicação em Diário da República
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 28-07-2017
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O Mestrado em Psicologia Clínica Forense – Intervenção com Agressores e Vítimas (MPCF) pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos, aptidões e competências da Psicologia Clínica, aplicada aos contextos, problemáticas e populações forenses. Os principais objetivos de aprendizagem são: avaliação de competências psicolegais e de construtos psicológicos relevantes na lei e para o exercício da justiça; avaliação do impacto e dano psicológicos e de eventuais necessidades de intervenção; avaliação do risco de violência e/ou reincidência com ofensores/as jovens e adultos/as; intervenção psicológica com vítimas de crime – crianças, jovens e adultos/as; reinserção social e reabilitação com ofensores/as jovens e adultos/as; intervenção psicológica com populações envolvidas em procedimentos legais; e, investigação aplicada à Psicologia Clínica Forense.
Saídas Profissionais
Os/As Mestres em Psicologia Clínica Forense detêm uma formação científica e profissional especializada, que os habilita para o exercício das funções de Psicólogo/a Clínico/a, especialmente qualificados/as para exercer em diversos contextos, tais como: Estabelecimentos Prisionais; Equipas de Reinserção Social; EMATs; IML; Instituições de Apoio à Vítima; CPCJs; Centros Educativos; Lares de Infância e Juventude; Centros de Acolhimento Temporário; Casas-Abrigo; Centros de Atendimento e Reabilitação de Toxicodependentes. A prática liberal, a consultadoria e o exercício da profissão em valências de psicologia integradas em serviços de saúde e comunitários são outras saídas profissionais. O Mestrado permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Psicologia Clínica Forense - Intervenção com Agressores e Vítimas (2º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
O MPCF é um Mestrado inovador e com características únicas ao nível nacional. Os/As estudantes podem obter uma formação de base em Psicologia Clínica e uma especialização na sua aplicação às problemáticas forenses e populações envolvidas em procedimentos legais. Ao mesmo tempo, a Psicologia Clínica Forense ocupa-se de tratamentos psicológicos de elevada especialidade, aliando as competências clínicas básicas à especificidade do contextos forense. Para este efeito contam com um plano curricular específico (nos regimes laboral e pós-laboral) e uma rede de estágios curriculares consolidada. Os/As docentes possuem publicações nacionais e internacionais relevantes na área do Mestrado, possibilitando o desenvolvimento de investigação nestes contextos pelos/as alunos.