Coordenador de Curso
Vera Lúcia Marques Coelho
Destinatários
Licenciados em Psicologia.
Registos
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 240/2012/AL01
Publicação em Diário da República
Declaração de retificação N.º 699/2022 (2.ª série), N.º 152 de 8 de agosto de 2022
Plano de Estudos 2022 - Publicação em Diário da República, Aviso nº 12809/2022 (2ª série), Nº 122 de 27 de junho de 2022
Publicação em Diário da República, Aviso nº 7867/2013 (2ª série), Nº 115 de 18 de junho de 2013
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação:
16-08-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
A Psicologia Escolar e da Educação (PEE) representa um dos campos mais abrangentes da Psicologia, procurando responder às necessidades de intervenção dos diferentes contextos educativos, desde as escolas às famílias, passando pelas instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, entre outros.
Privilegia a intervenção e a investigação com crianças, adolescentes e famílias, inseridas numa perspetiva ecológica, do trabalho do/a Psicólogo/a, que implica uma atenção especial também a fatores de ordem social, organizacional e comunitária. O/A psicólogo/a escolar e da educação desenvolve o seu trabalho em escolas de todos os níveis de ensino, infantários, centro de acolhimento de crianças e jovens, associações de apoio a pessoas com Necessidades Educativas Especiais, consultório privado, câmaras municipais, juntas de freguesia, projetos comunitários, entre outros.
O mestrado em PEE tem como objetivo desenvolver competências nas áreas de: consulta psicológica com crianças, adolescentes e famílias; acompanhamento psicopedagógico de estudantes com NEE; avaliação psicológica; Orientação Vocacional; consultadoria e formação aos diferentes agentes educativos, com especial ênfase nos/as professores/as; planeamento e implementação de programas de educação/formação parental e de intervenção comunitária junto de grupos em risco social; desenvolvimento de ações de prevenção em temáticas importantes para o contexto escolar como o bullying, a sexualidade, o insucesso escolar, entre outras.
Saídas Profissionais
Os/As mestres em Psicologia Escolar e da Educação encontram-se particularmente habilitados a exercer a profissão de Psicólogo/a em instituições educativas como:
- Estabelecimentos de ensino de todos os níveis, desde a creche até ao ensino universitário;
- Lares de acolhimento de crianças e jovens; comissão de proteção de crianças e jovens; centros de estudo; entre outras.
Adicionalmente, a sua formação permite-lhes também trabalhar em projetos comunitários de índole educativa, dinamizados, por exemplo, por juntas de freguesia e câmaras municipais, para desenvolver competências e prevenção de problemáticas junto de crianças, adolescentes e famílias.
O exercício da profissão de Psicólogo/a na área da Educação e Escolar poderá ser feito também em contexto de prática profissional independente, no formato de consultório particular.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Psicologia Escolar e da Educação (2º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
Este mestrado tem uma matriz profissionalizante forte, complementando as aprendizagens teóricas e a investigação com trabalho prático, onde é dada a oportunidade aos/às estudantes de participar em projetos aplicados na comunidade, através de protocolos com escolas, instituições de solidariedade social e associações de apoio a pessoas com deficiência.
Outro aspeto importante é a ligação à investigação em psicologia a nível nacional e internacional, através do centro de investigação Unidade de Investigação em Desenvolvimento Humano e Psicologia, assim como da International Society for Interpersonal Acceptance and Rejection.
Este mestrado procura também promover o desenvolvimento de materiais de intervenção psicológica na área da educação, que permitam explorar o potencial das novas tecnologias no desenvolvimento de competências em idades precoces.
Os docentes deste Mestrado integram Unidades de Investigação, classificadas com “Excelente“ Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), e “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), através da avaliação internacional no âmbito da FCT.