Detalhes da Ação de Formação
Local de Realização: Campus Académico da Maiêutica
Valor: 40€
Inscrição
20/out
|
14h00 - 19h00
|
Rui Marcelino
|
Modelos Pedagógicos para o Ensino da Educação Física (5 horas)
-
Definição e conceito de modelos pedagógicos
-
Caraterísticas e princípios de modelos pedagógicos
-
Reflexão sobre a utilização de modelos pedagógicos
-
Estratégias para a seleção e aplicação de modelos pedagógicos de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos
-
Relação entre os modelos pedagógicos e os objetivos educacionais da Educação Física
|
27/out
|
14h00 - 18h00
|
Rui Marcelino
|
Sistema personalizado para a instrução (4 horas)
-
Conceito e princípios do sistema personalizado
-
Como adaptar as aulas às necessidades e habilidades individuais dos alunos
-
Estratégias de avaliação e feedback personalizado
|
03/nov
|
14h00 - 18h00
|
Rui Araújo |
Modelo de educação desportiva (4 horas)
-
Origem e fundamentos do modelo de educação desportiva
-
A importância da cooperação, competição e fair play no desporto
-
Estratégias de ensino para desenvolver habilidades técnicas e táticas
|
10/nov
|
14h00 - 18h00
|
Rui Marcelino
|
Ensino dos jogos para a compreensão do jogo (4 horas)
-
Fundamentos teóricos do modelo de ensino dos jogos
-
Como planear e implementar aulas baseadas no modelo de ensino dos jogos
-
Estratégias de avaliação para medir a compreensão dos alunos sobre os jogos
|
17/nov
|
14h00 - 18h00
|
Vladimiro Campos
|
Modelo de responsabilidade pessoal e social (4 horas)
-
Conceito e princípios do modelo de responsabilidade pessoal e social
-
Como desenvolver valores e atitudes positivas nos alunos por meio da Educação Física
-
Estratégias de ensino para promover a responsabilidade pessoal e social dos alunos
|
24/nov
|
14h00 - 18h00
|
Rui Marcelino
|
Student design games (4 horas)
-
Conceito e princípios do Student design games
-
Como envolver os alunos na criação e organização de jogos educacionais
-
Estratégias de ensino para implementar os jogos criados pelos alunos nas aulas de Educação Física
|
Esta formação promete capacitar os professores a tornar as aulas de Educação Física mais envolventes e significativas, respeitando integralmente as Aprendizagens Essenciais.
A participação com sucesso nesta Formação, com 25 horas de duração, releva para efeitos de progressão na carreira de Professores dos Grupos 260 e 620, através do Centro de Formação Contínua da Universidade da Maia (Registo de Acreditação CCPFC/ENT-ES-0751/17), com o REGISTO Nº CCPFC/ACC-120252/23.
Esta formação está enquadrada no âmbito do projeto "A school that values students as active elements in the teaching-learning process: Contributions of Models-Based Practices in Physical Education (MBP-PE)" coordenado por Rui Marcelino, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2021.02330.CEECIND).
Para informações adicionais contactar rmarcelino@umaia.pt.
Enquadramento
Este curso de formação é essencial para professores que desejam inovar no ensino da Educação Física. Abordando modelos pedagógicos que possibilitam a personalização do ensino, promovem a responsabilidade social e pessoal dos alunos, e exploram as valências integrais dos fenómenos desportivos, esta ação de formação oferece estratégias práticas para envolver os alunos nos seus processos de aprendizagem.
Temas a abordar na Ação:
- Modelos pedagógicos práticos e eficazes.
- Personalização do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos.
- Ênfase na cooperação, competição saudável e fair play.
- Estratégias para ensinar jogos de forma envolvente e compreensível.
- Promoção de valores e responsabilidade social.
- Metodologias interativas e dinâmicas.
Objetivos a atingir
- Capacitar os professores de Educação Física a compreender e aplicar os modelos pedagógicos de forma adequada e eficaz, de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos.
- Desenvolver habilidades técnicas, táticas e socioemocionais nos alunos, através de modelos pedagógicos inovadores e criativos.
- Promover valores como cooperação, competição saudável e fair play, através de modelos pedagógicos que enfatizem a importância da responsabilidade pessoal e social.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas aulas de Educação Física, através de modelos pedagógicos que valorizem a sua autonomia e criatividade.
Destinatários:
- Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Dest. 15)
-
Professores de educação física (DCP 99)