Modelos Pedagógicos no Ensino da Educação Física: uma abordagem prática para professores

Ação de Formação

segunda-feira, 02 setembro 2024 a segunda-feira, 30 dezembro 2024

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Detalhes da Ação de Formação 

​​Local de Realização: Escola Secundária Alberto Sampaio - Braga e Escola Secundária de Penafiel

Valor: 15€

​ Ins​crição 



​​
Escola Secundária de Penafiel

Nota: serão agendadas mais duas sessões online (de 2 horas de duração cada), em data/horário a combinar com os formandos. A última sessão (01/02/2025) será de apresentação dos trabalhos por parte dos formandos.

Data
Hora Formador
Data 26/10/2024 Hora 9h00-13h00 Formador Rui Marcelino
Data 26/10/2024 Hora 14h00-18h00 Formador Rui Araújo
Data 18/01/2025 Hora 9h00-13h00 Formador Rui Marcelino
Data 18/01/2025 Hora 14h00-18h00 Formador Vladimiro Campos
Data 01/02/2025
Hora 9h00-13h00
Formador Rui Marcelino​
Formador 
Conteúdos
​Rui Marcel​ino 
​Modelos Pedagógicos para o Ensino da Educação Física (5 horas)
  • Definição e conceito de modelos pedagógicos
  • Caraterísticas e princípios de modelos pedagógicos
  • Reflexão sobre a utilização de modelos pedagógicos
  • Estratégias para a seleção e aplicação de modelos pedagógicos de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos
  • Relação entre os modelos pedagógicos e os objetivos educacionais da Educação Física
​Rui Marcelino 
​Sistema personalizado para a instrução (4 horas)
  • ​Conceito e princípios do sistema personalizado
  • Como adaptar as aulas às necessidades e habilidades individuais dos alunos
  • Estratégias de avaliação e feedback personalizado
Rui Araújo ​Modelo de educação desportiva (4 horas)
  • Origem e fundamentos do modelo de educação desportiva
  • A importância da cooperação, competição e fair play no desporto
  • Estratégias de ensino para desenvolver habilidades técnicas e táticas
​Rui Marcelino 
​Ensino dos jogos para a compreensão do jogo (4 horas)
  • Fundamentos teóricos do modelo de ensino dos jogos
  • Como planear e implementar aulas baseadas no modelo de ensino dos jogos
  • Estratégias de avaliação para medir a compreensão dos alunos sobre os jogos
​Vladimiro Campos 
​Modelo de responsabilidade pessoal e social ​(4 horas)
  • Conceito e princípios do modelo de responsabilidade pessoal e social
  • Como desenvolver valores e atitudes positivas nos alunos por meio da Educação Física
  • Estratégias de ensino para promover a responsabilidade pessoal e social dos alunos
​Rui Marcelino 
​Student design games ​​(4 horas)
  • Conceito e princípios do Student design games
  • Como envolver os alunos na criação e organização de jogos educacionais
  • Estratégias de ensino para implementar os jogos criados pelos alunos nas aulas de Educação Física

Esta formação promete capacitar os professores a tornar as aulas de Educação Física mais envolventes e significativas, respeitando integralmente as Aprendizagens Essenciais.
​A participação com sucesso nesta Form​ação, com 25 horas de duração, releva para efeitos de progressão na carreira de Professores dos Grupos 260 e 620, através do Centro de Formação Contínua da Universidade da Maia (Registo de Acreditação CCPFC/ENT-ES-0751/17), com o REGISTO Nº CCPFC/ACC-120252/23.

Esta formação está enquadrada no âmbito do projeto "A school that values students as active elements in the teaching-learning process: Contributions of Models-Based Practices in Physical Education (MBP-PE)" coordenado por Rui Marcelino, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2021.02330.CEECIND).​​

Para informações adicionais contactar​ rmarcelino@umaia.pt. ​

Enquadramento

​Este curso de formação é essencial para professores que desejam inovar no ensino da Educação Física. Abordando modelos pedagógicos qu​e possibilitam a personalização do ensino, promovem a responsabilidade social e pessoal dos alunos, e exploram as valências integrais dos fenómenos desportivos, esta ação de formação oferece estratégias práticas para envolver os alunos nos seus processos de aprendizagem.
 

Temas a abordar na Ação:

  • Modelos pedagógicos práticos e eficazes.
  • Personalização do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos.
  • Ênfase na cooperação, competição saudável e fair play.
  • Estratégias para ensinar jogos de forma envolvente e compreensível.
  • Promoção de valores e ​​​responsabilidade social.
  • Metodologias interativas e dinâmicas.

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Objetivos a atingir 

  • Capacitar os professores de Educação Física a compreender e aplicar os modelos pedagógicos de forma adequada e eficaz, de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos.
  • Desenvolver habilidades técnicas, táticas e socioemocionais nos alunos, através de modelos pedagógicos inovadores e criativos.
  • Promover valores como cooperação, competição saudável e fair play, através de modelos pedagógicos que enfatizem a importância da responsabilidade pessoal e social.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas aulas de Educação Física, através de modelos pedagógicos que valorizem a sua autonomia e criatividade.

Destinatários​:

  • ​Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Dest. 15)
  • Professores de educação física (DCP 99) ​