D-PBL

Advancing project-based learning into the Digital Era

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/01/2022

Data de Fim
31/12/2024

Referência
2021-1-PT01-KA220-HED-000032011

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Superior
Valor Financiamento 218.860 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / Universidade da Maia (Entidade Promotora) www.ismai.pt 
Intituto Politécnico do Porto (Portugal)  https://www.ipp.pt 
Vilniaus Tecnologiju ir Dizaino KolegijaI (Lituânia) http://www.vtdko.lt   
Panepistimio Patron (Grécia) https://www.upatras.gr 
Univerzitet u Beogradu (Sérvia) http://www.bg.ac.rs/en/index.php  
Fundacion Universidad Francisco de Vitoria  (Espanha) http://www.ufv.es   

Estado Em Curso
Os estudantes serão integrados em equipas multinacionais e irão adquirir novas competências com base em PBL (project-based learning), recorrendo a dados reais fornecidos pelas empresas participantes dos vários países envolvidos. A aprendizagem será desenrolada num ambiente digital potenciando assim o desenvolvimento de competências ligadas às novas tecnologias e ao trabalho colaborativo à distância


Objetivos
No universo académico, os estudantes concluem os seus cursos superiores com conhecimentos técnicos, mas muitas das vezes desconhecem o propósito dessas competências e não estão preparados para as aplicar no mundo do trabalho num contexto digital cada vez mais global. O objetivo do projeto D-PBL é combinar um modelo de Ensino-Aprendizagem digital com aprendizagem baseada em projetos, aplicado num contexto internacional. Os estudantes serão integrados em equipas multinacionais e irão adquirir novas competências com base em PBL (project-based learning), recorrendo a dados reais fornecidos pelas empresas participantes dos vários países envolvidos. A aprendizagem será desenrolada num ambiente digital potenciando assim o desenvolvimento de competências ligadas às novas tecnologias e ao trabalho colaborativo à distância. Os professores serão envolvidos em todo o processo e irão também beneficiar através da validação e da aquisição de competências em ambientes colaborativos virtuais em contexto multinacional.
 
Resultados (outputs)

O1. EAD Digital Competencies Survey
O2. EAD Training Toolkit/Course for Teachers
O3. Architecture of Digital D-PBL Cells
O4. Guidelines for Digital Problem-based Teaching-Learning

 

  Website do projeto


Equipa interna do projeto

Doutor Alberto Pinto
Doutor José Paulo Santos
Doutor José Luís Reis
Dra. Claudia Azevedo




 
José Paulo Neves Correia Marques dos Santos
Coordenador Projeto

José Paulo Marques dos Santos é professor associado no departamento de Ciências Empresariais da Universidade da Maia e investigador na unidade de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina e no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, colaborando ainda no LIACC – Laboratório de Inteligência Artifical e Ciências da Computação (UP).

Completou o doutoramento em Gestão (variante Marketing) em 2011 no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e é licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra.

Para mais informações

Coordenador Projeto