Objetivos
As crianças e jovens em idade escolar enfrentam, nos dias de hoje, situações que podem contribuir para o aumento dos seus níveis de stress e ansiedade, tais como preparação para e realização de testes/exames, participação em atividades sociais na escola e/ou em trabalhos de grupo, entre outras.
O projeto POSITIVE tem como principal objetivo desenvolver um Ambiente de Aprendizagem no Mundo Virtual 3D (VWLE), tendo por base uma abordagem de de gamificação, e incorporando ferramentas como salas de escape virtuais, prémios, pontos, jogo cooperativo, interações sociais e personalização de avatares. Espera-se que, ao completar as atividades propostas no mundo virtual de aprendizagem, cada aluno/a consiga aumentar o seu conhecimento sobre estratégias que podem ser utilizadas para reduzir os níveis de stress na vida real, em situações análogas às exploradas no ambiente de aprendizagem virtual.
Para além de envolver os/as alunos/as em atividades de aprendizagem virtual associadas a situações escolares (académicas e /ou sociais) que geralmente induzem stress, alguns dos cenários do ambiente virtual irão inclusivamente promover atividades de relaxamento que visam a diminuição de sintomas associados ao stress. Os/as alunos/as irão, assim, ter oportunidades para aumentar a sua consciencialização sobre as situações que lhes causam mais stress e ansiedade em contexto escolar, sendo promovida a sua capacitação para lidarem adequadamente com estas situações e aumentar o seu sucesso educativo e bem-estar psicológico.
Resultados (outputs)
O1. Análise das necessidades dos/as alunos/as, Cenários de jogo, Material educacional
O2. Desenvolvimento do Mundo Virtual 3D (versão Alpha, versão Beta e versão Final)
O3. Implementação, Resultados dos questionários/estudo, Documentação
Website do Projeto
Equipa interna do projeto
Doutora Ana Pontes
Doutora Helena Azevedo
Doutora Vera Coelho
Doutor Francisco Machado
Doutora Carla Peixoto
Doutora Liliana Meira
Doutora Joana Topa
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