Objetivos
Os jovens utilizam os meios de comunicação e as tecnologias digitais nas áreas mais básicas da vida quotidiana, sobretudo para a realização de trabalhos académicos, entretenimento, comunicação com amigos e familiares e acesso à atualidade.
No entanto, muitos jovens ingressam no ensino superior com carências ao nível das competências digitais avançadas, descurando como a informação digital é produzida e como podem participar ativamente num mundo online cada vez mais desafiante.
O projeto SIMOnS visa promover a participação cívica através das tecnologias digitais, capacitando os jovens universitários com as competências-chave do século XXI. O principal resultado consiste no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis com conteúdos de aprendizagem interativos. O SIMOnS contribui para a transformação digital através da minimização do défice de competências no universo académico e da monitorização e melhoria dos níveis de literacia digital. O projeto propõe um modelo de aprendizagem contínua e autónoma para apoiar os estudantes a enfrentar os desafios atuais através do recurso aos meios digitais.
Principais Resultados (outputs)
- Revisão da Literatura (Relatório)
- SIMOnS mobile app
- Implementação em contexto universitário (Relatório)