BE-SELF

Building Strong Foundations: A European Partnership for Preschoolers' Social and Emotional Skills Development

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/11/2024

Data de Fim
31/10/2027

Referência
2024-1-BG01-KA220-SCH-000246610

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias de Cooperação / Ensino Escolar
Valor Financiamento 250.000 €
Parceiros
Entidade Promotora New Bulgarian University (BG) https://nbu.bg/en 
Maiêutica / Universidade da Maia (PT)  https://www.umaia.pt/pt 
Escola Básica Gonçalo Mendes da Portugal (PT) https://aegmmaia.pt/ 
121 Comprehensive school "Georgi Izmirliev" (BG) https://121su.org/
Budapest School Általános Iskola és Gimnázium (HU) https://www.budapestschool.org/hu/ 
Galileo Progetti (HU) https://galileoprogetti.hu/



Estado Em Curso
visa melhorar os conhecimentos, atitudes e competências sociais e emocionais dos professores do 1.º ciclo do ensino básico. Através do desenvolvimento de ferramentas digitais e da implementação de abordagens pedagógicas inovadoras, pretende-se capacitar os professores para promoverem a aprendizagem social e emocional dos seus alunos, de forma integrada no currículo escolar.
​​​​

Objetivos

O projeto BE-SELF visa melhorar os conhecimentos, atitudes e competências sociais e emocionais dos professores do 1.º ciclo do ensino básico. Através do desenvolvimento de ferramentas digitais e da implementação de abordagens pedagógicas inovadoras, pretende-se capacitar os professores para promoverem a aprendizagem social e emocional dos seus alunos, de forma integrada no currículo escolar.
Os objetivos finais do projeto são:

  • promover o desenvolvimento profissional dos professores; 
  • desenvolver competências socioemocionais dos alunos; 
  • promover um ambiente escolar positivo e inclusivo.

 

Principais Resultados (outputs)

  • Revisão de literatura
  • Programa de desenvolvimento profissional online para professores do 1.º ciclo do ensino básico
  • Medidas de avaliação das atitudes dos professores em relação à aprendizagem socioemocional​
  • Ferramentas digitais

 

Equipa

Doutora Vera Coelho

Doutora Helena Azevedo

Doutor Francisco Machado

Doutora Mónica Soares​

 



 
Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo
Coordenadora Projeto

Licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Escolar e doutorada em Psicologia Aplicada, no domínio da Psicologia da Educação, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Exerceu funções de psicóloga escolar em estabelecimentos de ensino público entre 2004 e 2022. Neste âmbito, colaborou e coordenou diversos projetos de promoção das aprendizagens e de práticas educativas inclusivas, bem como de promoção de comportamentos positivos. Atualmente, é professora auxiliar na Universidade da Maia. Dedica-se, também, à formação contínua de professores e psicólogos no âmbito da educação inclusiva, modelos de intervenção multinível, dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita e promoção de comportamentos positivos. Tem participado em diversos projetos de intervenção e investigação nacionais e internacionais em áreas relacionadas com a Psicologia da Educação, nomeadamente educação inclusiva, aprendizagem socioemocional, bem-estar. ​

Para mais informações

Coordenadora Projeto