Portugal e Brasil

Ano 2000
Número 4 e 5

Nota de Abertura

O presente volume da Revista Perspectivas XXI cobre múltiplas áreas que a realidade das relações entre Portugal e o Brasil comporta, numa pluraliade de enfoques pautados pelo fôlego e critério da investigação que lhe serviu de suporte, ternário de oportunidade inquestionável, pretende contribuir para o aclarar dos sentidos do pretérito com vista a um melhor entendimento de uma realidade que ora se pretende insuflar de ampla e profícua aproximação, numa hora em que se comemoram os 500 anos da descoberta do Brasil.
Com efeito, o presente dossier temático - Portugal e Brasil, ano 2000 -, organizado segundo um critério cronológico, parte de uma reflexão prospetiva em torno do descobrimento do Brasil saída da pena do Professor Doutor Luís ,A. de Oliveira Ramos que, em hábil debuxo, sublinha: "Descobrir o Brasil pode ser falar do seu achamento e da caracterização dos povos primitivos que lá viviam, pode ser explicar os "ciclos" eventuais da sua economia ou da crescente variedade das gentes que demandam essa terra ao longo dos séculos e que aí se fundem sob a égide do clima e de uma beleza sem par. Mas fundamentalmente, descobrir é visitar as cidades e fazendas, as megalópoles e os complexos industriais de hoje, a vivacidade dos seus centros comerciais, a originalidade dos seus museus, e ainda surpreender a variedade dos seus modos de crença, o carácter único das suas gentes e a visão de uma riqueza que o ambiente de todos os modos potencia".
A tessitura deste volume perpassa ainda pelo "Brasil Colónia" e a realidade índia no tempo de Pombal, por aspectos da antropologia no que concerne à indumentária da Capoeira e outros sim pelos complexos campos da economia e da política, nestes casos as questões do comércio dos vinhos e das relações diplomáticas após a implantação da República no Brasil.
Além da publicação de documentação inédita do âmbito da cartografia seiscentista sobre o Brasil, completa o presente dossier temático uma entrevista concedida à nossa Revista por Sua excelência o embaixador do Brasil em Lisboa.
Em suma, debruçarmo-nos sobre as relações entre Portugal e o Brasil significa um debulhar da história de ambos os países. Como avisadamente salientou Magalhães Basto, insigne e erudito historiador portuense, a "história do Brasil e a de Portugal encontram-se tão intimamente ligadas que não se pode ter conhecimento completo de uma sem se conhecerem, mais ou menos profundamente, numerosos capítulos da outra".
Deste modo, fiéis aos objectivos delineados, Perspectivas XXI continua determinado a tentar responder aos omnímodos desafios que se lhe colocam, defendida pela sua Direcção, pelo seu Conselho de Redacção e pelos seus coordenadores.

Pedro Almiro Neves
Eduardo Cordeiro Gonçalves
COORDENAÇÃO EDITORIAL

Sumário

Nota de Abertura

Dossier -  Portugal e Brasil, Ano 2000

1. Descobrimento do Brasil: História e Prospectiva - Luís A. de Oliveira Ramos

2. O «Directório» Pombalino das Povoações dos índios do Pará c do Maranhão (3.Maio.1757) - Pedro Almiro Neves

3. Contextos e Características da Indumentária da Capoeira: do Século XVI ao Século XX - Paulo Coelho de Araújo

4. Incidência da imprensa Portuguesa Publicada em Londres na Devolução de 1820 e na independência do Brasil - Domingos Oliveira Silva

5. O Brasil e os Vinhos Portugueses (1885-1896) - António M. de Barros Cardoso

6. A Implantação do República no Brasil e as Relações Diplomáticas com Portugal - Eduardo Cordeiro Gonçalves

Entrevista

Diálogo com o Embaixador do Brasil em Lisboa
Entrevista conduzida por Eduardo Cordeiro Gonçalves e Pedro Almiro Neves

Documentos

O Brasil no Cartografia Seiscentista

Notícias