Do Prefácio
"Vive-se nas sociedades modernas um período de profundas mudanças na maioria dos sectores das suas estruturas sociais. O sector do Desporto não foge a esta situação e, quer pelo grande significado que tem para a generalidade das populações, quer em virtude dos inúmeros interesses que se movem ao seu redor e que, simultaneamente, o fazem mover, tornou-se um dos assuntos actuais mais discutidos e polémicos, nos seus mais variados níveis.
Em particular, nas últimas décadas e à escala mundial, assistimos a uma verdadeira revolução neste sector, nos seus dogmas e nas suas rotinas, assumindo o seu quadro actual mais perspectivas de pujante afirmação cultural, artística, educativa e recreativa, sem esquecer a que se liga a um profícuo campo de actividade profissional. Significa isto que o Desporto rompeu decisivamente com muitas das proclamações ideológicas que o vincularam ao longo dos tempos, emergindo hoje segundo nova perspectiva, na qual se esboçam claras linhas de interdisciplinariedade e onde os conhecimentos de diferentes ciências se conjugam em análises, prescrições, técnicas e metodologias carregadas de originalidade, afinal consumadas numa ampla área científica, a das Ciências do Desporto.
Decerto as temáticas, de múltiplas índoles, que cabem nesta ampla área são numerosas e merecedoras da devida atenção e do necessário estudo por parte das diversas organizações nacionais e internacionais, com destaque para as que se inserem no seio de instituições universitárias. Todavia, não será abusivo dizer-se que, entre tais temáticas, os problemas que a vários títulos se prendem com o treino desportivo têm sido o centro preferencial de recentes e importantes eventos científicos, como foi, por exemplo, a realização do 1.° Simpósio de Treino e Avaliação da Força e Potência Muscular, levado a efeito no Instituto Superior da Maia, ISMAI, novel mas já prestigiada instituição universitária que, desse modo, não só demonstrou o seu dinamismo e redobrado interesse pelas actuais problemáticas do Desporto, como respondeu, também, aos apelos da contínua necessidade de prosseguir estratégias promotoras de encontros de natureza científica, no sentido de conjugar saberes, experiências e campos de análise, essenciais ao debitar de dados fornecidos pela investigação e, consequentemente, ao desenvolvimento do Desporto.
A presente obra resulta, exactamente, da coligação do referido simpósio. A sua publicação fica muito a dever ao entusiasmo e à dedicação do Professor do ISMAI Doutor Carlos Carvalho, testemunho, afinal, do seu manifesto interesse pela investigação científica nos domínios do treino desportivo. Porém, são os diversos e valiosos contributos científicos, da autoria de professores de elevada e reconhecida competência na matéria, vinculados a várias e prestigiosas instituições universitárias, que lhe dão conteúdo e lhe oferecem profundidade.
Sem desejar correr riscos, posso, no entanto, dizer que estamos perante uma obra que, não esgotando a temática em análise, traduz, de facto, um momento de síntese de grande oportunidade, na certeza antecipada de que o seu interesse se torna extensivo a todos aqueles que, de algum modo, se relacionam com os problemas do treino desportivo.
Permito-me, por fim, dizer, que me foi grato e muito honroso escrever estas linhas que se traduzem num modesto contributo que pretende enfatizar o seu significado e o seu valor."
Professor Eduardo L. Nunes Presidente do Conselho Científico do ISMAI