Equipa BLA Portugal
SPPQ europeu é lançado hoje
Só em Portugal este questionário vai abranger mais de 500 estudantes-atletas num projeto onde a respetiva App vai constituir-se como uma ferramenta fundamental e referencial para o seu percurso dual em toda a Europa.
Vai ser lançado hoje em Portugal e simultaneamente em outros quatro países europeus o questionário Social Psychological Profile Questionnaire (SPPQ) no âmbito do projeto europeu Be Like an Athlete - BLA, que envolve uma equipa transnacional e transdisciplinar de Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e Suécia, e que partilha conhecimentos em diversas áreas, como a Psicologia do Desporto, a Sociologia, a Pedagogia, as Ciências da Computação, a Educação Física e os Métodos de Pesquisa. Liderado pelo consórcio ISMAI/IPMAIA, este projeto tem como parceiros lusitanos o CNAPEF (Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto) e o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), sendo os representantes estrangeiros o Consejo COLEF (Espanha), a Associazione Sportiva Dilettantistica Margherita Sport e Vita (Itália) a Universidade de Limerick (Irlanda) e a Umea Universitet (Suécia).
O projeto BLA combina os objetivos de traçar um perfil sociopsicológico de estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual e contribuir para o desenvolvimento positivo dos jovens. O propósito maior é melhorar e equilibrar os resultados desportivos e os resultados escolares daqueles que estão envolvidos em programas de carreira dual. Simultaneamente, através de uma melhor compreensão de seu perfil sociopsicológico, o BLA também visa reduzir o abandono desportivo dos jovens.
Este tópico do projeto está claramente alinhado com as políticas europeias no campo do Desporto e com a Estratégia Europeia 2020, sublinhando a necessidade de promover a implementação de programas de carreira dual. Os jovens "atletas de carreira dual" são considerados indivíduos que enfrentam a difícil tarefa de combinar suas carreiras desportivas com a educação (Comissão Europeia, 2012).
Segundo pesquisas internacionais, um número considerável de jovens abandona a participação desportiva, referindo que o mesmo consome muito tempo, impedindo-os de desenvolver outras atividades na vida, como estudar. No entanto, o Desporto promove um conjunto de competências/habilidades, comportamentos e atitudes individuais e coletivas que melhoram positivamente o sucesso e a integração dos jovens em diferentes contextos da vida. Além disso, é possível combinar uma carreira desportiva de sucesso com as realizações escolares (Turnnidge, Côté, & Hancock, 2014), podendo obter benefícios individuais e sociais, como aumento da autoestima, concentração, habilidades de liderança, motivação, melhores relacionamentos com os colegas, responsabilidade, gerenciamento de ansiedade, capacidade de lidar com pressão e estresse, estabelecer metas, resolver problemas e lidar com sucessos e frustrações, aumentando assim seu bem-estar e sucesso em várias esferas da vida. De facto, o valor tangível do Desporto está na aplicação de tais habilidades a outras esferas da vida, como a educação.
Os participantes em Portugal, a quem será aplicado o SPPQ, serão mais de meio milhar de alunos-atletas entre os 14 e os 18 anos de ambos os géneros do projeto das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar). Estes alunos-atletas serão apoiados por 26 Professores Acompanhantes das 19 escolas da rede nacional. O controlo da execução do inquérito, será efetuado através de uma base de dados que será acompanhada diariamente pelo Professor Acompanhante e a qualidade da resposta será regulada por suporte de vídeo. O período de resposta foi fixado entre hoje e 28 de maio, para evitar os confrangimentos associados aos meses de junho e julho, estando previsto um controlo intermédio por parte dos coordenadores regionais ao fim de cada semana (21 e 28 de maio), das taxas de execução com sugestões de reforço, onde se vier a verificar necessidade. Julga-se que os resultados portugueses vão ser muito importantes não só para o objetivo comum, mas também para o nosso desporto nacional, para o programa UAARE e principalmente para os nossos jovens alunos-atletas que o integram.
Finalmente refira-se que a equipa do ISMAI/IPMAIA vai iniciar/antecipar as ideias para o design de uma aplicação para o telemóvel, uma das ferramentas que este projeto pretende produzir, com o objetivo de monitorizar o desenvolvimento das competências sociopsicológicas que se constituirão como o perfil dos nossos jovens participantes.
#BeLikeAthlete