Licenciatura

Educação Física e Desporto

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

​ 

Poderão funcionar turmas do 1.º ano em regime pós-laboral

Coordenadora de Curso

Maria joão Vaz da Cruz Lagoa

Provas de Ingresso 2025 

Duas das seguintes provas:

02 Biologia e Geologia
09 Geografia
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
18 Português​

Cálculo da Nota de Candidatura

50%

Média final do Secundário

+
50​%

Exames Nacionais
(25% de cada exame)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 134/2012

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 28-11-2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A Licenciatura em Educação Física e Desporto tem como missão for- mar profissionais capazes de responder às necessidades do sistema desportivo, intervindo de forma adequada nos domínios do ensino da educação física escolar (Atividades de Enriqueceimento Curricular), do treino desportivo, do exercício físico e saúde, da manutenção da condição física e da atividade física para grupos especiais (pessoas com deficiência, pessoas com doenças crónicas, grávidas, entre outros).

Saídas Profissionais 

  • Atividades de Enriquecimento Curricular no âmbito da Educação Física (1º ciclo do Ensino Básico);
  • Treino Desportivo (Clubes Desportivos, com reconhecimento da for- mação académica da formação geral para a obtenção do título de treinador de nível 1 - nas diferentes modalidades desportivas - pelo Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ). Consultar as modalidades desportivas reconhecidas pelo IPDJ em Modalidades desportivas;
  • Atividade Física ou exercício físico (Ginásios e Autarquias no âmbito da recreação, saúde, bem-estar e animação desportiva);
  • Gestão do Desporto (Organizações públicas, Organizações do setor privado, ou criação da própria atividade profissional);
  • Atividade Física Adaptada (Centros especializados para populações especiais).

Empregabilidade​

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Educação Física e Desporto (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.


Aspetos Diferenciadores

A Licenciatura assenta numa visão contemporânea e interdisciplinar da Educação Física e do Desporto.

O corpo docente é constituído por treinadores desportivos com relevância nacional e internacional, nas diferentes modalidades desportivas (participação em equipas técnicas de seleções nacionais e de equipas campeãs nacionais), e investigadores de nível internacional nas diferentes áreas científicas (integração no Centro de Investigação, Saúde e Desenvolvimento Humano – CIDESD/UMAIA). É este grupo diferenciado de cerca de 60 profissionais, que permite uma simbiose complementar entre experiência profissional e produção científica.

O recente complexo desportivo (pavilhão desportivo, ginásio de fitness, estúdios especializados, campo de futebol, pista de atletismo, campos de ténis, parede de escalada e caixa de areia), construído em 2017, complementado pelo renovado Centro de Otimização do Rendimento Desportivo e da Saúde (laboratório de exercício e laboratório analítico), possibilita uma ecologia ideal à aprendizagem dos estudantes.

 O C​urso habilita os estudantes para o prosseguimento de estudos de 2º ciclo (Mestrado), nas áreas de especialização de Ensino da Educação Física​, Exercício Físico e Saúde, Gestão do Desporto​ e Treino Desportivo.

A formação académica é definida também tendo em consideração as exigências impostas pelo mercado de trabalho atual. Entre 2017 e 2019, a taxa de diplomados que obtiveram emprego até um ano após a conclusão da Licenciatura foi cerca de 91%.​

Investigação

Os docentes deste curso estão integrados no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano - CIDESD/UMAIA (ISMAI), classificado com “very good“, através de avaliação internacional no âmbito da FCT.​​​​​​​​​​​​​​

  Informação relevante

Os estudantes têm que se matricular obrigatoriamente nas unidades curriculares do 3.º Ano 2.º Semestre, Metodologia Avançada e Atividades Supervisionadas, preenchendo a ordem de preferência das quatro opções possíveis.

 
Opção 1 - Ensino da Educação Física
  • Metodologia Avançada do Ensino da Educação Física
  • Atividades Supervisionadas em Ensino da Educação Física
Opção 2 - Treino Desportivo
  • Metodologia Avançada do Treino Desportivo
  • Atividades Supervisionadas em Treino Desportivo
Opção 3 - Exercício Físico e Saúde
  • Metodologia Avançada do Exercício Físico e Saúde
  • Atividades Supervisionadas em Exercício Físico e Saúde
 Opção 4 - Atividade Física Adaptada
  • Atividades Supervisionadas em Atividade Física Adaptada.
  • Metodologia Avançada da Atividade Física Adaptada.

Os critérios de seriação às Opções apresentadas são os que a seguir se enumeram:

  1. Número mais elevado de unidades curriculares concluídas até ao ano letivo anterior (incluindo creditações com e sem nota).
  2. Número mais elevado de ECTS das unidades curriculares concluídas até ao ano letivo anterior (incluindo creditações com e sem nota).
  3. Média ponderada (arredondada a duas casas decimais) das classificações obtidas nas unidades curriculares referidas em a) (de acordo com o regulamento de avaliação);
  4. Idade, dando preferência ao candidato com mais idade.

 

Reconhecimento de Competências Académicas - Grau de Treinador

Licenciatura de Educação Física e Desporto

Formação Geral: Grau I e II a todas as modalidades Desportivas.

Formação Específica e Estágio:

UMAIA

Modalidade Desportiva

Formação Específica​

Grau I

​Curso Estágio (Extra Licenciatura)

Grau I

Andebol

Rugby

 

 

Voleibol

Atletismo

 

 

Natação

 

 

Futebol

 

 

Futsal

 

 

Ginástica

Basquetebol

 

 

Judo

 

 

 

Nota:

Na Licenciatura os estudantes terão de fazer uma formação complementar (específica de Futebol e Futsal GRAU I) para terem a creditação.

Todos os estudantes que frequentam ou frequentaram a Licenciatura na Universidade da Maia podem fazê-lo. Nas outras modalidades não necessitam da formação complementar para o reconhecimento.

O curso Estágio de Grau I só poderá ser realizado depois do estudante solicitar o reconhecimento parcial ao IPDJ da componente geral e ?específica.

UMAIA

Formação Geral

Formação Específica Estágio Curso Estágio (Extra Licenciatura)

Licenciatura de Educação Física e Desporto

Grau I e Grau II Grau I Grau I ​Grau I
 

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Galeria Campus Desportivo
José Gomes
Alumnus
Sempre quis ser professor de educação física! Este desejo foi extraordinariamente reforçado pela qualidade de todos os professores que se cruzaram no meu percurso. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui