As organizações internacionais e nacionais relevantes como são a Organização Mundial da Saúde, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Direção-Geral da Saúde e o Instituo Português do Desporto e Juventude têm políticas sobre a atividade física desportiva e o exercício como uma prioridade para a saúde pública e para a formação e desenvolvimento humano. Tal facto valoriza socialmente as
áreas da atividade física desportiva, do
exercício físico, da
gestão do desporto e do
treino desportivo. O aumento do número de praticantes e de jovens atletas, em contexto associativo e federativo, gera uma procura crescente de profissionais competentes nestas áreas. No contexto do ensino da educação física, a formação de professores estará cada vez mais vocacionada para a inovação pedagógica – com enfoque especial na utilização do desenvolvimento tecnológico e exploração de metodologias que requerem mais e melhores processos de comunicação e interação humana. Nesse sentido, as escolas de ensino superior são chamadas a cumprir a sua função de formar e treinar profissionais competentes.
O
Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto tem vindo a enriquecer sistematicamente a sua oferta de formação graduada e pós-graduada, a par da formação complementar e contínua de treinadores e de professores, apostando na qualidade do ensino através da sua ligação à investigação científica, e adaptando-se aos desafios societais e às tendências científico-pedagógicas internacionais na
área das Ciências do Desporto.
A oferta formativa centra-se em dois cursos de 1º ciclo de estudos
(Licenciaturas) em
Educação Física e Desporto e em
Gestão do Desporto e quatro 2º ciclos de estudo de especialização pós-graduada (Mestrados) em áreas centrais e prioritárias para o desenvolvimento de carreiras profissionais: (i)
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, (ii)
Exercício Físico e Saúde, (iii)
Gestão do Desporto, e (iv)
Treino Desportivo.
A culminar esta oferta temos ainda um Programa de
Doutoramento em Ciências do Desporto que garante a sustentabilidade da formação para responder às necessidades no futuro. Os referidos cursos em funcionamento encontram-se acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Os estudantes que frequentem com sucesso estes cursos adquirem uma sólida formação académica e uma capacidade de aproximação ao mercado de trabalho, através da sua integração (projeto e/ou estágio) em instituições ou entidades reconhecidas regional e nacionalmente pela sua missão, inovação e significado social.
O Departamento tem-se destacado ao nível dos índices de
empregabilidade dos seus diplomados, fator que se relaciona, com a qualidade da formação e melhoria constante das redes institucionais desenvolvidas com o mercado de trabalho. Também apostamos nos programas de intercâmbio internacional (e.g. ERASMUS) para estudantes e professores, que se tem revelado muito estimulantes no debate de novas abordagens a problema comuns.
É através da produção de novo conhecimento que alimentamos o projeto formativo de cada ciclo de estudos potenciando a
qualidade do ensino, e preparando os nossos estudantes para dar resposta aos desafios atuais e futuros da sociedade. Esta é a obrigação maior da Universidade e um dos compromissos do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto.