Com a duração letiva de três semestres (90 ECTS), o processo formativo desenvolve-se através de duas componentes:
- Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas
- Estágio
Componente 1 – Unidades Curriculares Obrigatórias e Optativas
As unidades curriculares obrigatórias e de natureza fundamental e de suporte à análise do jogo de futebol, encontram-se distribuídas em dois trimestres – três unidades curriculares obrigatórias por trimestre. Esta componente visa dotar os estudantes de competências fundamentais alicerçadas em conhecimento científico teórico e aplicado, bem como nas práticas mais atuais verificadas no exercício da função do analista em futebol.
No segundo semestre, o estudante deve selecionar três unidades curriculares do núcleo e optativas que procuram complementar o processo formativo dos estudantes, permitindo um percurso que responda às expectativas e necessidades individuais, considerando as áreas de intervenção profissional onde atua durante o estágio curricular.
No segundo semestre, os estudantes optam por três de seis unidades curriculares do seguinte conjunto:
- Estratégia e Tática
- Tecnologias de Suporte à Análise do Rendimento
- Scouting e Big Data
- Análise da Intervenção do Treinador
- Análise de Padrões de Comportamento Coletivo
- Análise de Padrões de Comportamento Individual
Componente 2 – Estágio
Com a duração de um ano letivo, esta componente realiza-se em organizações desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo nacional ou internacional. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver as suas competências em contextos de prática situada, sendo integrados em equipas de trabalho sob a supervisão e orientação dos profissionais locais e de docentes da Universidade da Maia. Através de um percurso educativo altamente especializado e individual, os candidatos vão ter a oportunidade de melhorar as suas competências em um dos dois domínios de atuação profissional durante o estágio:
1.Analista Tático de Treino e de Jogo
- Os estudantes vão desenvolver competências no âmbito da análise tática em contextos de treino e de jogo;
- O processo formativo e profissional tem ênfase na análise do comportamento tático dos jogadores e das equipas;
- O objetivo é ajudar os estudantes a observar, interpretar e comunicar informação relevante sobre o comportamento dinâmico das equipas, e sugerir planos estratégicos para auxiliar o processo de decisão das equipas técnicas;
2.Scout:
- Os estudantes que optem por este percurso, vão desenvolver competências no âmbito da identificação de jogadores e treinadores;
- O processo formativo e profissional tem ênfase na melhoria da capacidade de identificar talentos, avaliar o potencial do jogador e o perfil do treinador;
- O objetivo é ajudar os estudantes a observar, interpretar e comunicar informação relevante sobre o comportamento individual de jogadores e da capacidade de intervenção nas diferentes dimensões de treinadores, contribuindo para o processo de desenvolvimento dos clubes.