Coordenadora de Curso
Ana Catarina Miranda de Sousa
Destinatários
Licenciatura em Educação Física e áreas afins.
Registos
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A -Cr 41/2011/AL02
Publicação em Diário da República
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 23-01-2019
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O desporto é um fenómeno cultural e educativo que requer aos treinadores a atualização constante de conhecimentos e competências. O Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo da Universidade da Maia constitui um ciclo de estudos que assenta no novo paradigma da formação de treinadores, procurando dar resposta à necessidade de alicerçar a prática profissional nos conhecimentos e competências técnico-científicas. Considerando-se uma formação de segundo ciclo orientada para o treino desportivo, o objetivo é a obtenção de competências sustentadas na ciência e na prática que abranjam um conhecimento multidisciplinar no processo de liderança, avaliação e orientação de equipas e indivíduos. Assim, pretende-se aportar os alunos de conhecimentos profundos em áreas de intervenção tão importantes como a planificação, organização e avaliação de programas de treino que permitam a obtenção de um elevado rendimento nas diferentes modalidades desportivas.
Este Mestrado oferece aos estudantes a possibilidade de realizarem um estágio em instituições desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro, usufruindo de uma experiência prática de relacionamento profissional com treinadores mais experientes sob supervisão de docentes da Universidade da Maia. A obtenção do grau de treinador, tendo em conta o perfil de formação individual do aluno, permitir-lhe-á dirigir processos de treino de equipas desportivas ou constituir-se como membro especialista de uma equipa técnica de alto rendimento desportivo.
Saídas Profissionais
Este curso habilita os seus titulares para exercer funções de treinador de desporto, observador (treinador analista), preparador físico, recuperador físico, analista da performance, coordenador técnico de clubes desportivos e formador de treinadores.
Reconhecimento da Formação Geral
Grau III. Andebol, Basquetebol, Futebol, Natação, Natação Pura, Polo Aquático, Rugby e Voleibol.
Reconhecimento da Formação Específica e Estágio
Grau III. Andebol
Grau II. Futebol, Basquetebol e Voleibol
Nota: Aguarda-se o reconhecimento do IPDJ para as restantes modalidades desportivas.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo (2º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link
Aspetos Diferenciadores
Com um leque de docentes possuidores de currículos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente, este mestrado assenta em linhas de investigação atuais e relevantes, permitindo aos alunos a elaboração de trabalhos devidamente orientados para apresentação em reuniões científicas e em publicações nacionais e internacionais. O seu plano de estudos prevê igualmente uma formação (geral e específica) devidamente adequada e enquadrada nos perfis do plano nacional de formação de treinadores. Em particular, a formação específica é orientada por docentes especialistas com uma vasta experiência profissional na formação de treinadores nas diferentes modalidades. Assim, está assegurada a ponte entre o saber académico e técnico-científico com o exercício da função do treinador desportivo.
Por último, a realização do estágio profissional em instituições de reconhecido mérito do sistema desportivo português ou internacional, permite ao Mestrando interagir com treinadores especialistas e aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto real de forma supervisionada.
Investigação
O Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo tem o reconhecimento de excelência do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). O CIDESD, unidade de investigação e desenvolvimento acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, reconhece ainda que este Mestrado, ministrado na Universidade da Maia - UMAIA, se apresenta com elevado interesse para o desenvolvimento do projeto estratégico do centro.