Avaliação Interna

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Avaliação das Perceções Ensino / Aprendizagem

Num contexto dinâmico de profundas mudanças sociais a nível nacional e de uma maior definição dos critérios de qualidade e responsabilidade acordados internacionalmente, sobretudo na Europa, a avaliação da qualidade das instituições de ensino superior, concretamente no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem, apresenta um cariz de importância muito particular.

Neste contexto, a garantia da qualidade deverá ser assegurada pela existência de instrumentos operacionais de diagnóstico, acompanhados de medidas de melhoria, e respetiva implementação e acompanhamento. Assim, os gabinetes GEPAQ/GE têm vindo a desenvolver, desde 2008, um processo de auscultação das perceções ensino/aprendizagem (PEA) a estudantes e docentes, possibilitando então uma reflexão crítica permanente nos planos pedagógico, estrutural e funcional.

A consulta dos resultados relativos à avaliação das PEA pode ser realizada através do link infra, de acesso reservado à comunidade académica.   Resultados da Avaliação das PEA

 

Avaliação da Qualidade dos Recursos e Serviços da Instituição

A par do contexto ensino/aprendizagem, a qualidade dos serviços e dos equipamentos disponibilizados numa instituição de ensino superior é entendida como condição para o sucesso académico dos estudantes, em particular, e como instrumento de apoio ao trabalho desenvolvido pela comunidade académica, como um todo.

Assim, a elaboração e análise periódica de questionários sobre os recursos institucionais revela-se um instrumento prático, que tem por objetivo fazer o diagnóstico do funcionamento dos serviços, favorecendo o estabelecimento ou a continuidade dos procedimentos de melhoria contínua.

Neste sentido, os gabinetes GEPAQ/GE procedem anualmente, e no final de cada ano letivo, à compilação de dados objetivos que permitem ajustar o funcionamento dos respetivos serviços e recursos aos interesses e necessidades dos seus utilizadores e à inerente sustentabilidade institucional.

A consulta dos resultados relativos aos recursos e serviços institucionais pode ser realizada através do link infra, de acesso reservado à comunidade académica.

Resultados dos Recursos e Serviços Institucionais

 

 

Avaliação da Empregabilidade dos Diplomados

De entre os desafios que hoje se colocam às instituições de ensino superior, o do conhecimento dos percursos profissionais e do emprego dos diplomados ocupa um lugar de grande relevo, sobretudo pelas suas fortes implicações de ordem académica, social, económica e cultural. Além disso, a importância da disponibilização dos indicadores de empregabilidade e de indicadores relativos ao grau de satisfação com a formação académica obtida é especialmente relevante enquanto instrumento para a definição de políticas de melhoria da qualidade e oferta educativa da Instituição.

 

Neste sentido, e na sequência do trabalho desenvolvido pelos gabinetes GEPAQ/GE sobre o percurso profissional dos seus diplomados, apresenta-se uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos graduados da UMAIA e respetiva divulgação.

Avaliação do Perfil dos Novos Estudantes

 

Conhecer as motivações pessoais e académicas de um estudante ao ingressar no ensino superior, bem como as suas condições socioeconómicas, permitem à Instituição traçar o seu perfil, e assim delinear programas fundamentados de intervenção visando a promoção do seu sucesso escolar.

Neste estudo é traçado um esboço de tipificação das causas que motivaram a preferência pela Instituição, tendo sempre em atenção que, em termos concretos, essa decisão nunca pode ser explicada por uma única causa, mas por um conjunto de relações que se entrecruzam e acabam por se reforçar mutuamente. A partir da explicitação das razões que motivaram a opção, é possível perceber o peso das condições pedagógicas, organizacionais e de infraestruturas, no sentido da Instituição promover e contribuir para uma bem-sucedida integração dos novos estudantes.

Avaliação do Perfil dos Estudantes em Mobilidade Incoming

A avaliação constitui um processo de conhecimento da Instituição, envolvendo os principais agentes educativos: estudantes, docentes e funcionários.

No que aos estudantes diz respeito e numa perspetiva inclusiva, além dos nacionais, os estudantes internacionais inscritos em programas de mobilidade Incoming respondem a um questionário próprio, assim que finalizam os seus estudos e antes de regressar ao seu país de origem.  Este estudo apresenta a opinião destes estudantes, avaliando a qualidade do ensino na Instituição, os seus serviços/recursos físicos, bem como os recursos humanos específicos responsáveis pelo seu acolhimento e facilitadores da sua integração.

É fundamental a participação ativa de todos, para melhor e maior confiabilidade dos resultados, conclusões e das estratégias que daí derivam. Os dados obtidos neste estudo demonstram que a mobilidade é uma experiência positiva, muito enriquecedora quer para estudantes, quer para a Instituição e, consequentemente, com uma importância económica e cultural de grande impacto na cidade e no país.